A música que embala o país da Copa: a indústria fonográfica do Catar busca destaque no cenário internacional
A cena musical em expansão é um dos destaques do país asiático
Por Marilda Campbell
A Copa do Mundo é mais do que futebol, é uma oportunidade para conhecermos a cultura, a história e os hábitos do país anfitrião. Apesar das polêmicas que envolvem a escolha do Catar como sede do Mundial, a cena musical em expansão é um dos destaques do país asiático.
O programa Qatar 365, em parceria com o portal Euronews, apresenta temas como tecnologia, arquitetura, moda, gastronomia e o cenário multicultural do país. Sobre a indústria fonográfica, uma importante característica é a de que ela tem se desenvolvido a partir da integração entre as manifestações tradicionais cartares e as influências ocidentais.
Essa integração Oriente e Ocidente, segundo o diretor do Katara Studio, Mazen Murad, revela que “isto tem sido muito interessante, reunir todo o tipo de pessoas para trabalharem em conjunto, e elas adoram! Os artistas ocidentais estão entusiasmados com os músicos do Catar e vice-versa” (em entrevista ao Qatar 365).
O Katara Studio, com sede na capital Doha, que tem como clientes as empresas europeias e estadunidenses, Universal, a Warner Music e a Sony Music, foi o estúdio responsável pela produção da trilha sonora e das cerimônias de Abertura e de Encerramento da Copa do Mundo. Além disso, dois artistas catares foram escolhidos para participar da trilha sonora. A cantora e compositora Aisha Aziani, e o multifacetado artista Fahad Al Kubaisi que se apresentou ao lado do astro K-Pop Jung Kook, do BTS.
Confira aqui as músicas produzidas para Copa do Mundo 2022
* Hayya Hayya (Better Together) – Trinidad Cardona, Davido e Aisha Aziani
* Arhbo – Ozuna e GIMS
* Light The Sky – Rahma Riad, Balqees, Nora Fatehi, Manal e RedOne
* The World Is Yours To Take – Lil Baby
* Tukoh Taka – Nicki Minaj, Maluma e Myriam Fares
* Dreamers – Jung Kook
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube