Enquanto a Argentina ainda comemora sua consagração na Copa América 2024 e o quarto título consecutivo do Scaloneta, uma grave acusação veio da Europa contra os jogadores da Seleção: a Federação Francesa de Futebol (FFF) denunciará a seleção argentina à FIFA por cantos racistas contra jogadores franceses.

A acusação da França surge depois de se tornar viral um corte de um vídeo ao vivo de Enzo Fernández durante as comemorações, na qual se ouvem os jogadores de futebol argentinos cantando uma canção repreensível que aponta, de forma depreciativa, para as origens dos jogadores da seleção francesa. A música, que foi criada por um torcedor durante a Copa do Mundo de 2022 no Catar, também menciona Kylian Mbappé.

No vídeo, que foi gravado no microfone quando o time campeão retornou ao hotel em Miami, um companheiro avisa Enzo para parar de transmitir, mas antes da interrupção das imagens, é possível ouvir claramente o “Ouça, corre a bola Eles jogam na França …”. Atenta à viralização das imagens, a FFF decidiu denunciar à FIFA e tomará o vídeo como prova.

Foi a própria FFF que, em comunicado, confirmou o que a imprensa francesa havia noticiado. Então a AFA terá que responder na Justiça.

A declaração da Federação Francesa


“O presidente da Federação Francesa de Futebol, Philippe Diallo, condena nos termos mais veementes os inaceitáveis ​​comentários racistas e discriminatórios feitos contra os jogadores da seleção francesa no contexto de um canto cantado por jogadores e torcedores da seleção argentina após sua vitória na Copa América e veiculada em vídeo nas redes sociais.”

Dada a gravidade destes comentários chocantes, contrários aos valores do desporto e dos direitos humanos, o presidente da FFF decidiu desafiar diretamente o seu homólogo argentino e a FIFA e apresentar uma queixa judicial por comentários insultuosos de natureza racial e discriminatória.

O jornal L’Equipe comentou: “Ao final do vídeo, podemos reconhecer facilmente a melodia de uma música, em particular cantada em novembro de 2022 por torcedores argentinos ao vivo na televisão, com conotações racistas e que faz referências zombeteiras e insultuosas às origens dos jogadores da seleção francesa, apontando em particular para Kylian Mbappé”.

Para encerrar, confirmaram: “Depois da polêmica provocada por este vídeo, embora Fernández tenha cortado a transmissão pouco antes de as palavras racistas serem ouvidas, a FFF anunciou sua intenção de levar o assunto à FIFA”.

O assunto já havia gerado polêmica e conflitos durante a Copa do Mundo do Catar 2022


Depois que o canto repreensível durante a Copa do Mundo se tornou viral nas redes sociais, a Federação Francesa imediatamente agiu e apresentou queixa por declarações racistas. A entidade SOS Racismo tomou a mesma decisão. Agora a FFF seguirá o mesmo caminho, mas desta vez terá como alvo os jogadores da Seleção Nacional.