Com a bola rolando na segunda fase da Copa do Mundo Feminina, confira um resumo dos primeiros dias da competição

Foto: Thais Magalhães/CBF

Por Gabriela Nascimento e Mariana Martins 

A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 começou, no último dia 20 de julho, e já tem feito história.  O primeiro jogo, entre Nova Zelândia e Noruega, foi uma competição acirrada. A Noruega, que apesar de ser uma das favoritas do grupo A e de ter históricos de vitórias anteriores, acabou perdendo, por 1 a 0, num gol marcado, aos dois minutos do segundo tempo, por Hanna Wilkinson.

O segundo jogo desta edição foi entre  Austrália e  Irlanda. A partida foi positiva para a Austrália, que teve 66% da posse de bola e ganhou por 1 a 0.

O primeiro empate do campeonato (0 x 0) surgiu, no terceiro jogo, e foi entre Nigéria e Canadá. 

A quarta partida foi marcada pela estreia das Filipinas, que enfrentaram a Suíça e acabou perdendo por 2 a 0, resultado que permitiu, à rival, a ocupar o 1º lugar do grupo A.

Espanha e Costa Rica foram responsáveis pela quinta partida. Num jogo bem agitado, a seleção espanhola garantiu a vitória, logo no primeiro tempo, com 2 gols, das jogadoras Bonmati e a González, e ainda contaram com um gol contra da jogadora costarriquenha Del Campo. 

O sexto confronto foi entre Estados Unidos e Vietnã. A equipe estadunidense confirmou o seu favoritismo e dominou o jogo, marcando 3 gols e ganhando por 3 a 0.

Na sétima partida, entre Zâmbia e Japão, a equipe japonesa agitou a competição e, mesmo tendo dois gols anulados, venceu por 5 a 0. 

A oitava partida foi entre uma das favoritas desta edição: a Inglaterra. A equipe britânica enfrentou o Haiti, que tem uma seleção na qual a maioria das jogadoras são mais novas, o que tornou a disputa muito acirrada e acabou desfavorecendo a Inglaterra. Apesar da difícil partida, a Inglaterra conseguiu fazer 1 gol, na cobrança de pênalti  feita por Geórgia Stanway.

Foto: The FA

Duas seleções que estrearam nessa Copa enfrentaram-se na nona partida do campeonato. Num gol de cabeça, nos minutos finais de jogo, a favorita Dinamarca venceu a China.

Pela décima partida do campeonato, a África do Sul enfrentou a Suécia. Num jogo equilibrado, ambas as seleções conseguiram realizar finalizações que resultaram em gols. Porém, nos acréscimos, a seleção sueca conseguiu virar, ganhando por 2 a 0.

O décimo primeiro jogo foi entre a vice-campeã da Copa do Mundo de 2019, Holanda, e  Portugal, que fazia seu primeiro jogo pela Copa do Mundo. Apesar da diferença de cenários, a posse de bola foi equilibrada entre as duas seleções. Mesmo assim, a Holanda conseguiu sair na frente e abrir o placar, ganhando por 1 a 0. 

França e Jamaica protagonizaram o décimo segundo jogo da competição. A partida foi positiva para a França, que teve 73% de posse de bola. Apesar disso, não conseguiu nenhuma finalização, conquistando, apenas, 1 ponto, com o empate por 0 a 0. 

O jogo da Itália contra a Argentina marcou o décimo terceiro duelo do Mundial. A Itália, que teve 53% de posse de bola, conseguiu realizar uma finalização, com a entrada da jogadora Girelli, garantindo a vitória para as italianas por 1 a 0.

Foto: UOL/FOLHAPRESS

O décimo quarto jogo foi histórico. A bicampeã Alemanha enfrentou a estreante Marrocos, que é a primeira seleção árabe a disputar uma Copa do Mundo Feminina. A partida foi cheia de emoção, com dois gols contra, feitos por El Haj e Mrabet, da seleção marroquina. Já em vantagem, a Alemanha marcou mais 4 gols, vencendo por 6 a 0. 

A décima quinta partida foi muito aguardada por todos os brasileiros. Contra o Panamá, a seleção brasileira, que se emocionou ao cantar o hino nacional, conseguiu fazer grandes finalizações e venceu por 4 a 0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto.

A última partida da primeira rodada foi entre Colômbia e Coreia do Sul. O jogo já começou com muita emoção. No momento do hino, as colombianas derrubaram algumas lágrimas e, ao longo da partida, souberam administrar a posse de bola e venceram por 2 a 0, com gols de Catalina Usme e Linda Caicedo.

Esse foi o jogo de número 300 de Copas do Mundo de Futebol Feminino. 

Encerrada essa primeira rodada  e com todas as equipes já tendo entrado em campo, os ânimos e desafios aumentam por todos os lados. Algumas seleções já têm chance de se classificar para as oitavas de final no próximo jogo. O Brasil enfrenta a França, nesta segunda rodada, num jogo que promete ser difícil para ambos os times.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube