Por Ana Carolina Menaguali

Na última sexta-feira (12), o jornal The New York Times reuniu mais de 500 autores, críticos e jornalistas para listar os 100 melhores livros do século, considerando unicamente as obras publicadas a partir do ano 2000. A dinâmica consistiu em chamar nomes do ramo literário e leitores, como Stephen King, Min Jin Lee e Sarah Jessica Parker, para votarem de acordo com sua opinião qual seria “o melhor livro”.

A lista final apresenta uma grande diversidade de obras e temáticas, com significativa presença de autores afro-americanos e conteúdos relacionados às pautas sociais. 

Na liderança, a autora italiana Elena Ferrante aparece com seu livro ‘A Amiga Genial’, publicado em 2011, que corresponde ao primeiro livro de uma série de romances em quatro partes, denominada “Romances Napolitanos” .

Elena Ferrante corresponde ao pseudônimo de um dos mais renomados nomes da literatura contemporânea, tendo 16 milhões de cópias vendidas e com obras traduzidas para mais de 40 países. Em 2018, o primeiro livro da tetralogia virou série na HBO.

Ocupando o segundo lugar da lista, o livro ‘The Warmth of Other Suns’, escrito por Isabel Wilkerson, aclamado pela crítica após 14 anos. A história narra a grande migração nos Estados Unidos, sendo vencedor National Book Critics Circle Award. Em terceiro lugar, a romancista de época Hilary Mantel, que faleceu em 2022, ganha destaque com a série ‘Wolf Hall’.