‘A Amiga Genial’, da escritora Elena Ferrante, lidera lista dos melhores livros do século
Livro de Elena Ferrante conquista 1º lugar na lista dos melhores dos últimos 100 anos
Por Ana Carolina Menaguali
Na última sexta-feira (12), o jornal The New York Times reuniu mais de 500 autores, críticos e jornalistas para listar os 100 melhores livros do século, considerando unicamente as obras publicadas a partir do ano 2000. A dinâmica consistiu em chamar nomes do ramo literário e leitores, como Stephen King, Min Jin Lee e Sarah Jessica Parker, para votarem de acordo com sua opinião qual seria “o melhor livro”.
A lista final apresenta uma grande diversidade de obras e temáticas, com significativa presença de autores afro-americanos e conteúdos relacionados às pautas sociais.
Na liderança, a autora italiana Elena Ferrante aparece com seu livro ‘A Amiga Genial’, publicado em 2011, que corresponde ao primeiro livro de uma série de romances em quatro partes, denominada “Romances Napolitanos” .
Elena Ferrante corresponde ao pseudônimo de um dos mais renomados nomes da literatura contemporânea, tendo 16 milhões de cópias vendidas e com obras traduzidas para mais de 40 países. Em 2018, o primeiro livro da tetralogia virou série na HBO.
Ocupando o segundo lugar da lista, o livro ‘The Warmth of Other Suns’, escrito por Isabel Wilkerson, aclamado pela crítica após 14 anos. A história narra a grande migração nos Estados Unidos, sendo vencedor National Book Critics Circle Award. Em terceiro lugar, a romancista de época Hilary Mantel, que faleceu em 2022, ganha destaque com a série ‘Wolf Hall’.