Maria Gabriela: Lula ainda te consola
Mas que outra pessoa você conhece que conseguiria transformar a sua dor instantaneamente em energia para as multidões e dessa situação também se energizar?
Publicado no perfil do Facebook de Maria Gabriela Saldanha
Tava aqui pensando que tem que ser muito forte pra tomar uma porrada histórica como essa e depois discursar pra uma multidão dizendo as coisas certas. As coisas certas. Ele é impecável discursando, até porque é uma vida inteira existindo dessa forma, com essa precisão nas palavras e com o tom adequado para gerar comoção, ok, que seja. Mas aqui eu estou falando de uma impecabilidade nem tão mecânica, um pouco menos profissional e mais profunda, humana: ele não diz apenas o que você quer ouvir, ele diz o que você precisa ouvir pra se curar desse processo e seguir acreditando o dobro. Você não entendeu? Explico: ele tá completamente na merda, não tem como um só indivíduo no planeta não estar na merda depois de perder uma batalha assim. E ele TE consola. Bicho, o filho do caralho TE CONSOLA.
Talvez você o odeie, mas para e faz o exercício de visualizar friamente, considerando que mesmo a pessoa mais pública é humana: o cara tá lá todo fudido, todo estraçalhado, condenado após anos de desgaste com falsas acusações, os companheiros foram abatidos, a companheira de vida adoece, zombam da doença dela, ela morre, o partido que ele construiu está se esfarelando, e esse cara ainda arruma força, uma força inacreditável, pra te dizer as coisas certas. Aquilo que enquanto multidão você precisa ouvir diante da caçada da tua maior referência política. Não me interessa se você ama ou odeia o cara, se acredita ou não no que ele está dizendo ou como pensa os rumos do país a partir de agora.
Mas que outra pessoa você conhece que conseguiria transformar a sua dor instantaneamente em energia para as multidões e dessa situação também se energizar? A era dos grandes e catárticos oradores está morta. Ali tem, no mínimo, um ser humano que é um messias na arte de não desmoronar.
A gente vive desmoronando por qualquer merda, eu, você, todo mundo. É preciso admitir que o Lula tem uma força extraordinária, que nenhum outro político vivo no país possui.