Suplicy envia carta a Doria e Alckmin pedindo fim da violência na Cracolândia
Junto à carta envia também um vídeo com fortes cenas fortes da ação violenta da polícia contra as pessoas em situação de rua e moradores da região.
O vereador de São Paulo Eduardo Suplicy, conhecido por sua incansável atuação em defesa dos direitos humanos, enviou nessa sexta-feira (12) uma carta destinada ao prefeito de São Paulo, João Doria, e ao governador do Estado Geraldo Alckmin, exigindo que sejam tomadas as providências legais contra a ação da Polícia Militar e da Guarda Municipal na região da Nova Luz, onde se encontra a Cracolândia.
A carta, que pode ser lida na íntegra abaixo, foi acompanhada de um vídeo que mostra cenas fortes da ação violenta da polícia contra as pessoas em situação de rua e moradores da região, ocorridas no dia 10 e 11 de janeiro de 2018.
O prefeito João Doria já vem sendo criticado desde o início de sua gestão por sua política higienista, que retira a força pessoas da região central, derrubado casas e tomando pertences dos cidadãos em vulnerabilidade social.
Leia a carta na íntegra:
Prezados Governador Geraldo Alckmin, Prefeito João Doria Jr., Secretário de Estado de Segurança Pública Mágino Alves e Secretário Municipal de Segurança Urbana José Roberto Rodrigues de Oliveira,
Sirvo-me do presente para solicitar que vejam no vídeo anexo o procedimento tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Civil Metropolitana ali na região da Luz em meio ao fluxo da chamada “Cracolândia”.
O procedimento, conforme as cenas e testemunhos obtidos, denota que os governos estadual e municipal estão desrespeitando tanto as pessoas em situação de rua como os moradores do entorno. Além da inadmissível violência contra os usuários, as forças de segurança também desrespeitam a Portaria Intersecretarial nº 1/2017, que dispõe sobre as ações de zeladoria urbana e proíbe que qualquer servidor público retire os pertences das pessoas em situação de rua.
Por esta razão, solicito que sejam tomadas providências para cessem a violência da PM e da GCM contra estas pessoas, além de serem apurados os relatos trazidos nas imagens, inclusive com a identificação dos responsáveis. Aguardo ainda um posicionamento de V. Sas. sobre o ocorrido.
Desde já, agradeço a atenção dispensada e renovo meus votos de elevada estima e consideração.
Respeitosamente,
Vereador Eduardo Matarazzo Suplicy