Aconteceu neste sábado, 21, em Ceilândia, região administrativa de Brasília, o Pré ELLA do DF com tema “Mulheres que transformam realidades”. O encontro que antecede as atividades do ELLA – Encontro Latino Americano de Mulheres, que será realizado em Cali, na Colômbia, de 12 a 15, abriu um espaço para a troca real e profunda: todas as mulheres presentes puderam contar sua história, mesmo as que não acreditavam que haviam transformado algo.

MeiMei Bastos, poetisa, conta sua história no Pré ELLA Foto: Mídia NINJA

Madu Krasny, militante trans do movimento negro e quilombola Foto: Mídia NINJA

Muitas experiências trazidas pelas mulheres dos seus locais de fala: quilombola, ativista, tatuadora, dançarina de break, de hip hop, estudante de engenharia, mães, da música, cultura popular, da educação. Muitas feridas também foram expostas, com relatos intensos de violências sofridas pela maioria das mulheres, mas que levou a mais um passo de um processo de cura que elas mesmas acreditam estar vivendo. E Luciana, que estuda a tradição e cultura popular e tenta entender como desestruturar o machismo ali, em uma proposta singela e poderosa, fez uma roda de cura e de reverência a mulheres ancestrais que despertaram ainda mais a consciência da força das mulheres ali presentes.

Mulheres compartilham suas histórias de transformação na Ceilândia, no Pré ELLA Foto: Mídia NINJA

Figuras como Maria Eduarda, mulher trans que participa ativamente do movimento quilombola e é futura educadora, pensando em como levar o conhecimento da academia para quem não tem; como Ketlem, dj, que viveu a vida oprimida pela religião da família e hoje luta para que isso não aconteça e boicote a vida de outras mulheres, como as irmãs Elizabeth e Isabela, que depois de muito preconceito e racismo, fazem parte da Plataforma preta no poder da PLAN e podem dialogar e ajudar a empoderar outras muitas meninas novas como elas e com muitos problemas de auto estima.

Elisabeth, Alessandra e Isabel, mulheres que transformam empoderando meninas através da dança e da redescoberta da auto estima Foto: Mídia NINJA

 

Os abraços para curar Foto: Mídia NINJA

O Pré ELLA foi organizado pelo Jovem de Expressão em parceria com a Casa das Redes, ponto Fora do Eixo em Brasília e parte da rede ELLA, que organiza o encontro que este ano acontece em dezembro na Colômbia.
Outros países e cidades também estão organizando seus pré encontros. Acompanhe tudo pela página do ELLA
Ficou interessada? Saiba como fazer um Pré ELLa aqui: http://bit.ly/PreELLAPT

O ELLA acontece em Cali, Colômbia, de 12 a 15 de dezembro. Saiba mais sobre o encontro aqui: https://medium.com/ella2017pt