Link para as plataformas

Depois de apresentar uma das estreias mais singulares da cena independente brasileira com o álbum 8Hits! (2022), Raquel Dimantas inicia um novo capítulo de sua trajetória com o lançamento de “Meu Bebê”, em 3 de julho. A faixa é o primeiro single de seu segundo disco, que será lançado ainda este ano pelo selo Coala Records.

A escolha de “Meu Bebê” como primeiro contato com o novo trabalho não aconteceu por acaso. Entre as diferentes camadas do disco, a canção ocupa seu núcleo emocional. A artista explica:

“Essa música nasce daquele momento em que você cantarola algo sem sentido, mas com o maior sentido do mundo. É alegre e espontânea. Acho que ajuda a entender bem a elaboração do disco.”

Com ecos da Jovem Guarda e da tradição das grandes canções românticas brasileiras, a faixa parte de um amor específico, mas se expande para além dele. O filho que motivou a composição torna-se ponto de partida para uma reflexão sobre afeto, pertencimento e cuidado. É uma celebração da vida em sua dimensão mais cotidiana, lugar onde o amor nasce e se fixa.

“Esse acontecimento me mobilizou muito e me fez sentir viva e parte do mundo. As músicas vieram dessa explosão de amor e são um registro desse momento. A vida te obriga a encontrar um norte, o senso de pertencimento amplia e você começa a buscar aquilo que faz você feliz e que faz o outro feliz também”, reflete a artista.

Produzida por Raquel Dimantas em parceria com o músico e produtor Guilherme Lírio — responsável também pelo baixo, guitarras, pocket piano, maestro RK-2 drum machine e coros —, a faixa preserva a atmosfera intimista que atravessa o novo álbum. Grande parte das gravações aconteceu de forma caseira, incorporando sons que surgiam naturalmente naquele ambiente. Entre eles está o choro do próprio bebê, utilizado como elemento da construção sonora. Além de Guilherme, participam da gravação Jonas Sá, no microKorg vocoder, e Marcelo Callado, na pandeirola.

Sobre o disco, Raquel comenta:

“O disco começa com o amanhecer e termina com um boa-noite, até amanhã. É um dia em que cabem todos os dias, com seus acontecimentos ordinários: um carrinho que balança nos buracos da cidade, o embalo de quem carrega um bebê no colo, sob chuva ou sob o sol. É o mistério de conhecer alguém e de tentar mostrar o mundo pra ele. O mundo mundano. E como eu me vejo nesse mundo sem deixar de ser eu mesma. É um disco leve, positivo, amoroso e universal.”

Raquel Dimantas consolidou-se como uma das artistas mais inventivas da cena independente carioca. Instrumentista requisitada, colaborou com nomes como Marcelo Callado, Thiago Nassif, Ana Frango Elétrico, Jonas Sá, Jorge Mautner e Zé Ibarra. Agora, após um hiato, retorna com um disco que transforma uma experiência profundamente pessoal em algo compartilhável.

O trabalho se constrói como um registro sobre pertencimento, afeto e descoberta. Um conjunto de canções que encontra beleza nas coisas ordinárias e relembra uma verdade simples: todos nós viemos de alguém e todos nós precisamos de amor.

Sobre Raquel Dimantas

Discretamente, Raquel Dimantas tornou-se uma das figuras incontornáveis da cena independente do Rio de Janeiro. Como instrumentista, tocou baixo e synths nas bandas de Marcelo Callado e Thiago Nassif; como compositora e intérprete, dividiu o palco com artistas como Ana Frango Elétrico, Jonas Sá, Jorge Mautner e Zé Ibarra.

Dona de uma sonoridade singular — lúdica, alienígena e condensada —, participou das coletâneas em vinil Xepa/Nata (2018, independente), com sua antiga banda Nitú, e Hidden Waters: Sublime and Strange Sounds of Rio de Janeiro, ambas dedicadas a retratar a efervescente cena musical carioca. Seu primeiro álbum solo, 8Hits!, lançado em 2022, contou com participações de instrumentistas como Jonas Sá, Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Thiago Nassif.

Ficha técnica

Composição e produção: Raquel Dimantas e Guilherme Lírio
Voz: Raquel Dimantas
Baixo, guitarras, pocket piano, Maestro RK-2 Drum Machine e coros: Guilherme Lírio
MicroKorg Vocoder: Jonas Sá
Pandeirola: Marcelo Callado
Mixagem e masterização: Duda Mello