O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega à sua 15ª edição, entre os dias 7 e 12 de outubro, no Recife, e anuncia como um dos destaques de sua programação o longa “Glória e Liberdade”, novo trabalho da cineasta Letícia Simões. Com 73 minutos de duração, a obra imagina um futuro em que o Brasil deixou de existir e se fragmentou em várias nações independentes. Nesse cenário, acompanhamos Azul, jovem documentarista da República da Bahia, que percorre territórios do antigo Norte e Nordeste para investigar as revoltas regenciais do século XIX. Ao longo da jornada, encontra líderes, pajés, hackers e historiadoras, até um desfecho íntimo que questiona sua própria noção de revolução e liberdade.

Para Letícia Simões, o filme é fruto de uma inquietação histórica: “Glória e Liberdade nasceu de um assombro e de uma pergunta que nunca me deixou em paz: e se as revoltas separatistas da época da Regência tivessem dado certo?”. A diretora explica que a obra busca iluminar capítulos quase esquecidos nos currículos escolares, propondo uma “fabulação crítica sobre o que poderia ter sido e uma convocação a pensar o que ainda pode vir a ser”. Produzido pela Moçambique Audiovisual, o longa foi gestado ao longo de mais de uma década em diálogo com escolas públicas e com a memória das insurreições que quase redesenharam o mapa do país.

A presença de “Glória e Liberdade” no ANIMAGE reforça a dimensão política e estética da animação brasileira. “O filme mostra como a linguagem pode abordar temas complexos, revisitar memórias apagadas e dialogar com o momento político atual que o Brasil atravessa”, afirma Gutie, diretor do festival. Em sua edição comemorativa de 15 anos, o ANIMAGE bateu recorde histórico de inscrições: foram mais de 2.300 produções de 112 países submetidas à mostra competitiva. Além da exibição do longa de Simões, a programação gratuita contará com mostras especiais, longas-metragens, masterclasses e debates, consolidando o festival como a maior vitrine da animação nacional.

Exibir Glória e Liberdade no ANIMAGE, esse festival tão importante para a animação brasileira e mundial, é de uma alegria muito grande. Especialmente por ser um longa-metragem nordestino que se propõe a pensar a nossa história pela via da imaginação, fico contando os dias para essa interação com o público. O cinema São Luiz, para mim, a sala mais bonita do Brasil, sempre promove sessões seguidas de debates calorosos. Acho que vai ser muito especial”, celebra a diretora.

Foto: Still/Divulgação

Serviço:

ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco | 15 anos
7 a 12 de outubro de 2025
Cine São Luiz, Caixa Cultural Recife, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e Teatro do Parque
Entrada gratuita
Programação completa será divulgada em setembro no Instagram