
Campanha do Cerrado lança dossiê inédito e podcast de mulheres durante XI Encontro dos Povos
Entre as atividades, destacam-se o lançamento do Dossiê Terra e Território no Cerrado.
A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado celebra o Dia Nacional da região ecológica, comemorado em 11 de setembro, com uma programação especial que se estende de quarta-feira (11) a sábado (13), em Brasília (DF).
Entre as atividades, destacam-se o lançamento do Dossiê Terra e Território no Cerrado, no dia 13 de setembro, às 10h30, na Funarte, durante o XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, promovido pela Rede Cerrado, e a estreia da série especial do podcast Guilhotina, intitulada “Mulheres do Cerrado: diálogos sobre clima e sistemas alimentares”, realizada em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil, com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e com a Articulação das Mulheres do Cerrado.
A Campanha também promoverá, dentro da programação do XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a atividade “Vidas, Raízes e Rios: Terra, Território e Águas do Cerrado”, no dia 13, das 10h30 às 12h, que marcará oficialmente o lançamento do Dossiê e contará com a presença da jurista e ex-Procuradora Geral da República Deborah Duprat, além de pesquisadores e representantes de povos e comunidades tradicionais do Cerrado.
Ainda no mesmo evento, participará da mesa “Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro e a atual conjuntura política”, das 14h às 15h30, apresentando dados recentes sobre violências e conflitos no campo que impactam comunidades do Cerrado, e contará com uma barraca na Feira da Sociobiodiversidade, que estará disponível no evento de 10 a 13/09, das 16h às 22h.
Dossiê Terra e Território no Cerrado
Parte da série Eco-Genocídio no Cerrado, o Dossiê foi elaborado pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado a partir de denúncias e dados levantados durante o Tribunal dos Povos do Cerrado – tribuna popular realizada entre 2021 e 2022, e protagonizada por povos indígenas, comunidades tradicionais, movimentos sociais e entidades da região.
Na Audiência Final do Tribunal, em setembro de 2022, uma coalizão formada por mais de 60 organizações, movimentos e representantes do Cerrado alertou durante a acusação que se nada fosse feito, o bioma estaria a caminho de um ecocídio irreversível e, junto com ele, do genocídio de seus povos.
Três anos depois, o Dossiê Terra e Território reforça esse clamor ao revelar o estado crítico em que se encontra o Cerrado – conhecido como Berço das Águas do Brasil por alimentar as principais bacias hidrográficas do país, mas que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa para o desmatamento.
A jurista Deborah Duprat, que integrou o Júri multidisciplinar do Tribunal do Cerrado, ressaltou a relevância dos dados sistematizados na publicação. “O júri ficou especialmente surpreendido com a quantidade e qualidade das informações reunidas pela Campanha, muitas delas sequer disponíveis em bases públicas, e que permitiram enxergar com nitidez o quadro de desmonte de conquistas sociais históricas traduzidas na Constituição de 1988”, afirmou.
Entre os retrocessos destacados pela jurista estão a ausência de políticas efetivas para identificação e titulação de terras indígenas, quilombolas e de povos e comunidades tradicionais; o desmonte da política de reforma agrária; a fragilização da política ambiental que deveria monitorar o desmatamento; e o uso abusivo e sem controle de agrotóxicos. Para Duprat, a obra “representa a batalha, a um só tempo política, epistemológica e simbólica, travada em favor do Cerrado e de seus povos”.


Serviço:
→ Lançamento do Dossiê Terra e Território no Cerrado – Mesa “Vidas, Raízes e Rios: Terra, Território e Águas do Cerrado” (Tenda Veredas)
Local: XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado – Funarte, Brasília (DF)
Data: 13/09, sexta-feira | Horário: 10h30
Será disponibilizado gratuitamente para download no site campanhacerrado.org.br
→ Mesa “Atlas dos Conflitos no Campo Brasileiro e a atual conjuntura política” (Tenda Veredas)
Local: XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado – Funarte, Brasília (DF)
Data: 13/09, sábado | Horário: 14h às 15h30
→ Feira da Sociobiodiversidade – Venda de produtos e exposição de materiais
Local: XI Encontro e Feira dos Povos do Cerrado – Funarte, Brasília (DF)
Data: 10 a 13/09 | Horário: das 16h às 22h
→ Série especial do Podcast Guilhotina – “Mulheres do Cerrado: diálogos sobre clima e sistemas alimentares”
Realização: Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Le Monde Diplomatique Brasil, CESE e Articulação das Mulheres do Cerrado
Disponível a partir de 11/09 nos principais tocadores de podcast