
Projeto de cooperação transatlântico é inaugurado em Salvador como parte da Temporada França – Brasil
Villa Fatumbi quer trabalhar a cultura de modo colaborativo entre continentes
Por Isis Maria
Durante a abertura da Temporada França-Brasil 2025 em Salvador, aconteceu o lançamento da Villa Fatumbi — um projeto cultural transatlântico que respira a ancestralidade africana e pulsa em territórios conectados pela arte.
A Villa Fatumbi é um programa de cooperação cultural transatlântico lançado pela Embaixada da França no Brasil celebrando os 200 anos de laços diplomáticos entre os dois países. Dentre os objetivos da Villa estão a promoção residências artísticas, imersões profissionais, coproduções, circulação de artistas e ideias, além de fortalecer a economia criativa e a criação contemporânea nos três continentes.
O projeto é uma resposta contemporânea aos desafios de democratizar a cultura, promover processos criativos e fortalecer redes culturais globais com base no respeito e na escuta mutua.
A Villa, apesar do nome, não é um espaço físico, mas uma rede descentralizada, que conta com instituições parceiras espalhadas pelo Brasil (incluindo Salvador), França e alguns países na África, como Benim e Costa do Marfim. A ideia é ser um arquipélago, a partir de uma lógica colaborativa e horizontal, onde cada integrante é autônomo, mas compartilha valores e visão comuns. Uma arquitetura virtual para conexões.
O programa é destinado a artistas, profissionais da cultura, da industria criativa, festivais. Já as instituições podem se inscrever pelo site da Embaixada da França no Brasil.
Para participar, os artistas interessados podem se inscrever nas residências participantes, de acordo com os editais, calendários e critérios específicos de cada instituição parceira. A rede já contava com mais de 20 instituições, incluindo no Brasil nomes como a Fundação Pierre Verger e o Instituto Sacatar, em Itaparica
O nome do projeto é em homenagem a Pierre Fatumbi Verger — fotógrafo e antropólogo franco-baiano — que foi iniciado no Benim e fez muitas pontes entre Europa e a cultura afro-atlântica a partir da Bahia e do seu lugar no de babalaô
Mais informações sobre a Villa Fatumbi estão disponíveis em https://cooperacaofrancabrasil.com.br/villafatumbi/