O 3º Festival Internacional de Cinema Agroecológico – FICAECO está com inscrições abertas para obras audiovisuais que dialoguem com agroecologia, sustentabilidade, soberania alimentar, povos e comunidades tradicionais, meio ambiente e culturas do campo. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (Bahia), cidade estratégica do Semiárido brasileiro e do Vale do São Francisco.

Em um contexto em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30, em Belém (novembro/2025), o FICAECO surge como um espaço essencial de reflexão e mobilização. O festival conecta arte, ciência, território e política ao trazer para a tela questões centrais da agenda ambiental: mudanças climáticas, segurança alimentar, preservação da biodiversidade, transição energética e modos de vida das populações do campo e das florestas.

O FICAECO valoriza o cinema enquanto linguagem potente de mobilização social, capaz de sensibilizar e estimular diálogos entre diferentes públicos. Sua terceira edição se consolida como um ponto de encontro entre cineastas, produtores/as, pesquisadores/as, agricultores/as, povos tradicionais, jovens e gestores/as públicos, promovendo conexões que ultrapassam o espaço das exibições.

Podem participar filmes de curta, média e longa-metragem, nacionais e internacionais, nas linguagens de documentário, ficção e animação. As obras selecionadas integrarão as mostras não competitivas – Mostra Principal Abya Yala e Mostra Especial Opará – além de atividades paralelas como a entrega do Troféu Ana Primavesi a personalidades homenageadas do festival, rodas de conversa, oficinas de cinema e programação cultural.

“É um festival que enaltece a coletividade e a troca de experiências entre os povos e o cinema. Não trabalhamos com competição entre filmes: todos/as os/as selecionados/as são agraciados/as com o troféu do Festival, que neste ano celebra a ancestralidade do Povo Xukuru”, destaca Dagmar Talga, cineasta e coordenadora do festival.

O festival reforça a urgência de colocar no centro do debate o papel da agroecologia frente à crise climática global; a soberania e segurança alimentar como direito humano; o reconhecimento dos saberes tradicionais e da agricultura familiar; o protagonismo das comunidades do campo e da floresta na transição socioambiental; a conexão entre cultura, arte e sustentabilidade como caminho para o futuro.

Realizar o FICAECO em Juazeiro, território marcado pelos desafios do Semiárido e também por experiências inovadoras de convivência com o clima, significa dar visibilidade a práticas, histórias e soluções que dialogam diretamente com a agenda da COP 30

A curadoria do 3º FICAECO é composta por Kleber Xukuru (roteirista e diretor indígena), Glória Sarmiento (cineasta e pesquisadora em Agroecologia – Colômbia), César David Rodriguez (cineasta e pesquisador em Agroecologia – Colômbia), Iriana Pupo Serrano (realizadora audiovisual e cineasta – Cuba), Eduardo Tornagli (ator, diretor, poeta e ativista de Direitos Humanos – Rio de Janeiro), Marcelo Tingui (cineasta indígena e pesquisador – Alagoas) e Cris Ventura (cineasta, docente do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG, pesquisadora, curadora e consultora de roteiros).

Inscrições abertas até 6 de setembro de 2025 Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro (Bahia)
Mostras nacionais e internacionais
Regulamento: https://cba.aba-agroecologia.org.br/ficaeco/
Formulário de inscrição: link de inscrição