Participantes

Estarão presentes mídias independentes, jornalistas, artistas, produtores de conteúdo, ativistas e coletivos que desafiam o discurso hegemônico com novas formas de ver, sentir e narrar o mundo em um espaço plural e diverso de intercâmbio de saberes e experiências.

Alejo Fraile

Mapa de la Policía | Argentina

Criador de conteúdos e programador no Mapa da Polícia. Seu trabalho foca na visibilização da violência policial por meio de conteúdo audiovisual, reconstruções e desenvolvimento de plataformas digitais.

Andrés López

Comunicador | Colombia

Assessor de comunicações da Presidência da República da Colômbia no governo de Gustavo Petro, articulador de meios comunitários alternativos e digitais do país por meio da estratégia “mídias em rede

Beatriz Monteiro

 Instituto Vladimir Herzog | Brasil

É pós graduanda em estratégia e liderança política na FESPSP, pesquisadora integrante do Grupo de Trabalho em “Estratégia, Dados e Soberania” do GEPSI UnB. É conselheira do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” e atua profissionalmente como consultora de mobilização digital em campanhas eleitorais do campo progressista na América Latina.

Camila Modanez

Barão de Itararé | Brasil

É pós graduanda em estratégia e liderança política na FESPSP, pesquisadora integrante do Grupo de Trabalho em “Estratégia, Dados e Soberania” do GEPSI UnB. É conselheira do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” e atua profissionalmente como consultora de mobilização digital em campanhas eleitorais do campo progressista na América Latina.

Carlos Cano

Festivales Solidarios | Guatemala

Fotodocumentalista no Festivales Media e cofundador do Festivales Solidarios. Antifascista apaixonado pela memória na América Central.

Carolina Dantas

InfoAmazônia | Guatemala

Editora da InfoAmazonia e jornalista ambiental desde 2015. Anteriormente, trabalhou na Folha de S.Paulo, Globo e Grupo RBS. Em 2022, recebeu o título de alumni do Departamento de Estado dos EUA na área de mudanças climáticas.

Catalina Navarro

Volcánicas | Colômbia

Feminista e jornalista colombiana radicada na Cidade do México, co-fundadora e diretora da revista latino-americana de jornalismo feminista, Volcánicas, e fundadora e diretora da escola para criadoras digitais feministas, Creadoras Camp. Colunista do jornal El Espectador desde 2008. Seu trabalho como jornalista foi publicado em jornais internacionais como The Guardian e The Washington Post. Em 2019, publicou o livro “Las mujeres que luchan se encuentran” e, em 2024, “Deseada: maternidad feminista”, ambos pela editora Grijalbo..

Josefina González

Ativista Transfeminista | Uruguay

Licenciada em Ciências da Comunicação – UdelaR – Universidad de la República. Mestranda em Ciências Humanas, opção Estudos Latino-Americanos, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação – UdelaR – Universidad de la República. Ativista Transfeminista. 2018-2019 Uma das porta-vozes da Campanha Nacional pela Lei Integral para Pessoas Trans. Desde 2006, trabalha no desenho, promoção e implementação de normas e políticas públicas que garantam os direitos das pessoas das dissidências sexo-genéricas, com especial foco nas identidades Trans. Integrante da Plataforma Unión Trans.

Juan Zapata

Wayka | Peru

Jornalista peruano especializado na cobertura de conflitos sociais, direitos humanos e defesa do território. Desde 2018, faz parte da equipe da Wayka, onde atua como fotojornalista, videomaker e editor. Também colaborou com meios peruanos como El Foco, Hildebrandt en sus Trece, La República e meios internacionais como El Salto Diario (Espanha), Enfant Terrible (Argentina), além de organizações de direitos humanos, focando seu trabalho em narrativas fotográficas e audiovisuais em contextos de crise política e mobilização social. Também documentou casos de extrativismo e violações em zonas rurais e amazônicas, dando visibilidade a comunidades e líderes ameaçados por organizações ligadas a atividades ilícitas. Seu trabalho combina presença em campo com uma perspectiva crítica a partir do jornalismo independente.

Karoline Guimarães

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Jornalista, graduada pela Universidade Paulista (UNIP), e Máster en Producción Periodística y Audiovisual pela Universidad de A Coruña, Espanha. Possui experiência com criação de conteúdo estático e audiovisual para portais de notícias e redes sociais. Atualmente integra a equipe de comunicação do Instituto Vladimir Herzog como assistente.

Linda Criollo

Comunicadora | Colombia

Mestre em Gestão de Projetos, Produtora e gestora cultural. Midiativista na organização Incorruptibles Colombia. Foi coordenadora de comunicações do programa presidencial Sonidos para la Construcción de Paz, articuladora de comunicações no governo do presidente Gustavo Petro

Lucas Barbosa

Comunicador | Brasil

Ativista e defensor dos Direitos Humanos. Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, estética e imagens políticas. Atuou como pesquisador na Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP com coordenação do Professor Muniz Sodré. Foi membro do conselho gestor da Rede Narrativas de profissionais de comunicação de causas. Coordenador executivo de comunicação no Instituto Vladimir Herzog.

Lucía Ixchíu

BILM | Guatemala

Mulher maya k’iche, artista, gestora cultural, cantora, jornalista comunitária, arquiteta, curadora de arte comunitária, narradora indígena, diretora de cinema. Nasceu em Totonicapán, Guatemala. Pioneira e criadora de trabalhos sobre arte e crise climática desde 2013 e ativista cultural comunitária desde os 11 anos. Tornou-se ativista e jornalista por causa do massacre de 4 de outubro de 2012 na Cúpula do Alasca, um massacre cometido pelo exército guatemalteco contra indígenas de Totonicapán, líderes do movimento estudantil. Coordenadora indígena da BILM e coordenadora de incidência internacional nos Festivais Solidários.

Mateus Borges

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), correspondente em Itaquera pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, possui experiência na produção de conteúdo para mídias sociais, atualmente faz parte do time de comunicação do Instituto Vladimir Herzog.

Mijail Miranda Zapata

Muy Waso | Bolívia

Jornalista e produtor multimídia autodidata boliviano, cofundador e diretor editorial da Muy Waso, onde também promove Fundos de Apoio à Produção Jornalística de Mulheres e Diversidades. Foi responsável pelo design e criação de jogos de tabuleiro e experiências gamificadas para produtos comunicacionais e jornalísticos. Foi bolsista de instituições como DW Akademie, TEDIC e Festival Gabo, entre outros. Seus textos de ficção, não ficção, ensaio e poesia foram publicados em diversas plataformas bolivianas e internacionais.

Mikaelle Farias

Presidência Jovem da COP30 | Brasil

Nascida na Paraíba, é graduanda em Engenharia de Energias Renováveis pela UFPB e tem 23 anos. É ativista e militante em movimentos nacionais e internacionais. Sua área de trabalho é em justiça climática, transição energética justa em territórios vulneráveis e negritude com foco especial em mobilização de jovem no Brasil e sul-global. Faz parte de movimentos internacionais, como o Fridays For Future, e do Programa de Jovens Lideranças das Nações Unidas. Além disso, é Diretora Regional de Nordeste e co-fundadora da Palmares Laboratório-Ação.

Mitzy Cortez

Hackeo Cultural | México

Defensora da terra e da justiça climática, faz parte da equipe do #HackeoCultural, utiliza a comunicação e a educação popular como ferramentas para a mudança sistêmica na região de #Milpamérica.

Nicolás Perrupato

Revista Crisis | Argentina

Docente e pesquisador, editor da revista Crisis.

Quya Reyna

Jornalista | Bolívia

Reyna Maribel Suñagua Copa é escritora e comunicadora social. Estudou Comunicação Social na Universidad Mayor de San Andrés e foi integrante do grupo indianista-katarista Jichha e do coletivo Las Martinas. Em 2022, publicou seu livro de crônicas Los hijos de Goni, que narra sua infância em El Alto durante a Guerra do Gás de 2003. Sua obra, crítica e autobiográfica, foi apresentada em feiras do livro na Bolívia e na América Latina. Atualmente reside em Santa Cruz e colabora com meios de comunicação nacionais e internacionais enquanto prepara a terceira edição, ilustrada, do livro.

Raquel Palomino

Wayka | Peru

Feminista e jornalista colombiana radicada na Cidade do México, co-fundadora e diretora da revista latino-americana de jornalismo feminista, Volcánicas, e fundadora e diretora da escola para criadoras digitais feministas, Creadoras Camp. Colunista do jornal El Espectador desde 2008. Seu trabalho como jornalista foi publicado em jornais internacionais como The Guardian e The Washington Post. Em 2019, publicou o livro “Las mujeres que luchan se encuentran” e, em 2024, “Deseada: maternidad feminista”, ambos pela editora Grijalbo.

Sâmia Teixeira

Instituto Vladimir Herzog | Brasil

Jornalista com 15 anos de experiência, sendo 10 anos dedicados à comunicação sindical e popular, produzindo e coordenando conteúdos e projetos sobre questões sociais, direitos humanos, a vida periférica e a crise migratória. No IVH, integra a equipe de comunicação institucional.

Vanessa Oliveira

Jornalista | Brasil

Feminista e jornalista colombiana radicada na Cidade do México, co-fundadora e diretora da revista latino-americana de jornalismo feminista, Volcánicas, e fundadora e diretora da escola para criadoras digitais feministas, Creadoras Camp. Colunista do jornal El Espectador desde 2008. Seu trabalho como jornalista foi publicado em jornais internacionais como The Guardian e The Washington Post. Em 2019, publicou o livro “Las mujeres que luchan se encuentran” e, em 2024, “Deseada: maternidad feminista”, ambos pela editora Grijalbo..