Na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, um femicidio levantou a cidade enteira. Três mulheres, identificadas como Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos, e Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, foram mortas no sábado, 16 de agosto de 2025, em uma área de vegetação próxima à Praia dos Milionários, um conhecido ponto turístico da região. As vítimas, duas professoras da rede municipal e uma universitária, filha de Maria Helena, apresentavam ferimentos causados por arma branca, conforme informou a Polícia Civil da Bahia.

As mulheres desapareceram na tarde de sexta-feira, 15 de agosto, após saírem para caminhar com o cachorro de Mariana. Imagens de câmeras de segurança captaram o trio por volta das 17h, caminhando na praia, com Mariana segurando a coleira do animal. Elas foram vistas pela última vez cruzando com outras pessoas que se exercitavam na orla. Após o desaparecimento, familiares registraram queixa na Delegacia Territorial de Ilhéus, que iniciou buscas. No dia seguinte, os corpos foram localizados a cerca de três quilômetros do ponto onde foram filmadas, em uma área de mata próxima à praia. O cachorro, único sobrevivente, foi encontrado amarrado a uma árvore ao lado dos corpos.

A Polícia Civil, está investigando o caso como triplo homicídio. Foram coletadas imagens de pelo menos 15 câmeras de estabelecimentos comerciais e residências próximas ao local do crime para auxiliar nas investigações. Até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime, e nenhuma linha de investigação foi descartada.

Alexsandra e Maria Helena eram amigas, vizinhas e colegas de trabalho, atuando no Centro de Referência à Inclusão, uma unidade da rede municipal de ensino. Eram reconhecidas como profissionais dedicadas e queridas pela comunidade escolar. Mariana, filha de Maria Helena, era estudante universitária.

No mesmo dia, dezenas de mulheres, vestidas de branco, realizaram uma caminhada de protesto pela rodovia BA-001, que passa perto da Praia dos Milionários, exigindo justiça e o fim da violência.