
MutirãoCOP30 mobiliza juventudes para mapear soluções climáticas nos territórios
A plataforma convida juventudes de todo o mundo a conectar suas iniciativas
No Dia Internacional da Juventude (12/08), a plataforma liderada pelo time da Jovem Campeã Climática da COP30, Marcele Oliveira, convoca um mutirão para convidar iniciativas de juventudes de todo o mundo a se conectarem com a Agenda de Ação da Presidência da COP30.
Em todo o globo, existem diversas tecnologias sociais, culturais e ancestrais nos territórios, lideradas por meninas e jovens afrodescendentes, indígenas e comunidades locais. Esses grupos são os mais afetados pela crise climática, apesar de serem os que menos contribuem para ela, e estão sempre buscando formas de resiliência, adaptação e mitigação em seus territórios.
Essas tecnologias precisam ser visibilizadas e ampliadas, e essa plataforma é uma ferramenta para divulgar e expandir essas práticas para além dos territórios. A chamada ficará aberta durante todo o mês de agosto e ações lideradas por juventudes poderão se inscrever e ver seus trabalhos no mapa disponível online e circulando em campanhas do #MutiraoCOP30.
Esse mapeamento para facilitar a compreensão das juventudes sobre a Agenda de Ação se alia a outras iniciativas que também foram pensadas para serem inclusivas e aumentarem engajamento da sociedade civil no caminho até a COP30, como o Balanço Ético Autogestionado e a Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.
“Nós sabemos que essa COP30 pode mudar o debate de justiça climática no mundo, fortalecendo as soluções que vêm do Sul Global. Nosso desafio, enquanto Presidência Jovem, é garantir formas para que os espaços de engajamento sejam compreendidos, tenham participação expressiva das juventudes e façam sentido para quem está dentro, mas também para quem está fora dos processos mais técnicos das Conferências de Clima. É COP30 pra todo mundo!”, destaca Marcele Oliveira.
Em sua Quarta Carta, a Presidência da COP30 propõe que para avançar no Acordo de Paris, uma Agenda de Ação seja organizada em seis eixos temáticos que abrangem mitigação, adaptação e meios de implementação. Esses eixos são (i) Transição nos Setores de Energia, Indústria e Transporte; (ii) Gestão Sustentável de Florestas, Oceanos e Biodiversidade; (iii) Transformação da Agricultura e Sistemas Alimentares; (iv) Construção de Resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água; (v) Promoção do Desenvolvimento Humano e Social; e, finalmente, o eixo transversal, (vi) Catalisadores e Aceleradores, incluindo Financiamento, Tecnologia e Capacitação. Os dias temáticos da Conferência do Clima, este ano, também oram conduzidos em torno dessa Agenda de Ação. Então, como podemos garantir que as juventudes estão por dentro desse diálogo e vão conseguir incidir da melhor forma?
“O primeiro passo é sempre com informação. Entendemos no nosso time que organizações e ações lideradas por juventudes se encaixam em todos os eixos e isso precisava ser anunciado. Com o mapa interativo disponível online, com categorias simplificadas e uma campanha aberta sobre a Agenda de Ação, esperamos que mais organizações de juventude se sintam parte desse caminho rumo a COP30 a partir dos seus territórios, suas hortas, suas ações de reflorestamento e suas atividades de limpeza de ecossistemas.”, afirma Marcele Oliveira.
O #MutiraoCOP30 das Juventudes está disponível para submissões a partir de hoje e apresenta os eixos da Agenda de Ação categorizados de forma acessível, por frentes de atuação:
1. Pesquisa, ciência, tecnologia, SBNs e conhecimento ancestral
2. Reflorestamento, agroecologia, combate à fome e ao racismo ambiental
3. Atividades territoriais, cuidado coletivo, saúde mental
4. Educação climática, cultura, combate à desinformação
5. Cidades resilientes, adaptação, transição justa e NDCs
6. Ativismo e incidência política por justiça climática
Do Brasil às Américas, passando pela África, Ásia, Europa e Oceania, o site está disponívedl em português, inglês e espanhol e reforça que as soluções que precisamos para uma Conferência do Clima de implementação estão no nível local, nos territórios e nas periferias, do Brasil e do mundo, que buscam a garantia de justiça climática no dia a dia.
As submissões no site serão amplificadas dentro da campanha #MutiraoCOP30.
“Ação é sinônimo de juventudes. Com criatividade e mão na massa, fazemos o verdadeiro mutirão. Essa plataforma reforça o nosso protagonismo na pauta climática enquanto presente e futuro, amplificando os trabalhos realizados como parte desse mutirão, dessa ação coletiva, todo mundo junto, torcendo pela implementação da Agenda de Ação e colaborando da nossa maneira. Vai ser lindo ver todos esses trabalhos sendo impulsionados pela rede da COP30, e alcançando mais visibilidade!” conclui Marcele Oliveira.
Destaques da Plataforma:
✔ Mapa interativo com ações climáticas alinhadas a Agenda de Ação da COP30 e lideradas por jovens em todo o mundo
✔ Plataforma multilíngue (português, inglês e espanhol) para garantir acesso global.
✔ Ações inscritas serão amplificadas nas redes com #MutiraoCOP30 e compartilhadas com enviados especiais, Círculos e demais atores do ecossistema da Presidência COP30.
✔ O mapa seguirá disponível até o final da COP30, engajando diferentes setores em reconhecer as juventudes como promotores de soluções.
Acesse o site: www.mutiraodasjuventudes.com