
Aos 91 anos, cantora lança o primeiro álbum da sua carreira e realiza sonho interrompido
71 anos após ter sonho de cantar interrompido, em julho deste ano ela lança seu primeiro disco com apoio da família
Por Giulia Reis
Você já imaginou realizar um sonho aos 91 anos? A cantora Maria Piedade mostra que nunca é tarde para realizar um sonho.
Nascida em 1933 e natural de Itapetininga, interior de São Paulo, Maria Margarida Novaes Piedade logo cedo se apaixonou pela música e se mudou para São Paulo para estudar no Conservatório do Canto Orfeônico. Com esse primeiro contato, a cantora passou a ter proximidade e se interessou pelas rádios e seus concursos de canto. Foi quando aos 21 anos resolveu tentar e venceu um concurso de canto da Rádio Nacional sendo escolhida entre 300 cantoras para ser a Rainha do IV Centenário da Rádio Nacional. Através do concurso, deu seus primeiros passos na música ao lado de figuras como Hebe Camargo, Cauby Peixoto e Ângela Maria.
Porém, por pressão familiar, Maria Piedade teve que deixar seu sonho de lado e escolheu seguir o caminho de viver um amor e constituir família. No entanto, sua relação com o canto nunca deixou de existir, através de aulas de música, ela espalhou a muitos e a sua própria família seu amor pela área. De geração em geração, esse amor foi passado e Maria se viu em meio a uma família de músicos, compositores e intérpretes que a ajudou a realizar aquele sonho antigo de ser cantora.
Em entrevista ao portal G1, seu neto Paulo Dias Novaes Neto conta que “Todos os filhos estudaram piano, canto, e isso teve várias reverberações.”. Aos 32 anos, Paulo Novaes é cantor, compositor e produtor musical e já conquistou o Grammy Latino pela composição de “Lisboa” em conjunto com Ana Caetano gravada na voz do duo Anavitória em colaboração com Lenine. Em meio a filhos e netos que tiveram a oportunidade de trabalhar com a música, Maria lança seu disco de estreia com o apoio de sua família, que busca retribuir todo o amor transmitido pela música.
Entre 2018 e 2019 com a ajuda de seu filho Juca Novaes, também integrante dos Trovadores Urbanos, iniciou os trabalhos de construção de repertório do disco e de gravação. Posteriormente, seu neto Paulo Novaes se juntou ao projeto e assinou a produção musical da obra. Os arranjos ficaram por conta de João Camarero e Breno Ruiz, Igor Pimenta, Carlito Mazzoni, Laura Santos e Tó Brandileone também integram o projeto.
Transformando em arte sua história de amor com seu marido Paulo Dias Novaes, seu grande amor e com quem construiu sua família, Maria Piedade revisita as sonoridades da música brasileira que ressoavam na era do rádio em nove faixas. Aquele sonho que nasceu de Maria se multiplicou, se transformou em um sonho coletivo que se materializa com um trabalho construído com muito amor em família.
Ouça o álbum de Maria de Piedade que está disponível em todas as plataformas: