
SOM de Minas leva oficinas e rodas de conversa ao Festival Arte no Mato 2025, em Guapé
Ação fortalece a cena musical mineira e incentiva a articulação cultural no interior do estado.
O projeto SOM de Minas, iniciativa realizada pela parceria entre Minas NINJA e SOM.VC, integra a programação do Festival Arte no Mato 2025, que acontece entre os dias 1 e 4 de maio, na comunidade Araúna, zona rural de Guapé (MG). No dia 2 de maio, o projeto realiza uma série de atividades voltadas à valorização da música independente mineira e ao fortalecimento da escuta e da articulação entre os territórios culturais do interior do estado.
Com entrada gratuita, a programação do SOM de Minas inclui oficinas práticas e rodas de conversa com artistas, produtores e especialistas do setor musical. Os temas abordam desde estratégias de comunicação digital até o fortalecimento coletivo da cena cultural em Minas Gerais, especialmente fora dos grandes centros urbanos. A ação é parte da estratégia de interiorização do mapeamento da música mineira, promovida pelo projeto.
As atividades do dia 2 acontecem na Casa Volante e se iniciam às 10h com a oficina “Comunicação e gestão de redes sociais”, ministrada por Eloá Souza, com foco na comunicação estratégica para artistas independentes. Às 14h, a roda de conversa “Ações imersivas e circuitos culturais independentes” reúne Babi Jaques, Paulo Zé e Ton Brasil para discutir práticas de produção cultural em contextos rurais e festivais alternativos. A última atividade do dia, às 16h30, será a roda “Participação e construção coletiva”, com Ivan Ferraro, Letícia Rezende e Leandro Cesar, que debatem estratégias de organização e articulação em rede na cena musical mineira.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo portal da Floresta Ativista, no link: rede.florestaativista.org/somdeminas.
Interiorização da cultura e articulação em rede
O projeto SOM de Minas faz parte de uma mobilização para mapear e fortalecer a produção musical independente no estado. A iniciativa incentiva o cadastramento de artistas, bandas e produtores culturais do interior, criando uma base de dados colaborativa que visa impulsionar parcerias e circulação artística. O projeto também atua na retomada do Circuito Mineiro de Festivais Independentes a partir de 2025.
Fruto da união entre o SOM – Sistema Operacional da Música – e a Minas NINJA, o SOM de Minas articula campanhas locais, materiais digitais e encontros presenciais para dar visibilidade à diversidade musical mineira. A plataforma reúne diversos agentes da cadeia produtiva da música, promovendo conexões entre artistas, técnicos, festivais e profissionais da cultura.
Serviço
Evento: Festival Arte no Mato 2025
Datas: 1 a 4 de maio de 2025
Local: Casa Volante – Comunidade Araúna, Guapé (MG)
Entrada: Gratuita
Programação completa: @festivalartenomato (Instagram)
Inscrições para oficinas: rede.florestaativista.org/somdeminas