Por Safira Ferreira

Salaam Baalak Trust (SBT), co-produtora do filme ‘Anuja’, é uma ONG não-governamental sem fins lucrativos que abriga crianças vítimas do trabalho infantil na indústria têxtil da Índia. Fundada pela família da diretora Mira Nair (‘Monsoon Wedding’) em 1988, a ONG usou os lucros de ‘Salaam Bombay!’, indicado ao Oscar daquele ano,  para oferecer abrigo, comida, educação e tratamento médico para milhares de crianças.

Ambientado em Déli, o curta dirigido por Adam J. Graves e Suchitra Mattai, conta a história de duas irmãs que trabalham numa fábrica têxtil e possuem um chefe charlatão e explorador. Enquanto o sonho da mais velha (Ananya Shanbhag) é crescer dentro da fábrica e se tornar uma costureira, Anuja (Sajda Pathan), que possui talentos fora do comum, recebe a proposta de um professor para realizar uma prova e iniciar os estudos no colégio interno. 

Numa visão intimista, assistimos Sajda Pathan não apenas interpretar a realidade de Anuja, mas o que um dia fora também a sua. Nascida nessa mesma cidade, Sajda tem sua própria jornada cinematográfica. A garota, hoje com 9 anos, vivia nas ruas quando foi resgatada pela SBT. 

’Anuja’ não é seu primeiro trabalho. A atriz mirim já atuou no longa francês ‘La Lesse’, dirigido por Laetita Colombani, tendo contracenado com Mia Maelzer.

Hoje, Sadja reside no SBT Day Care Center da ONG e, como mostrado nos créditos do curta, assistiu ‘Anuja’ pela primeira vez ao lado das crianças que também vivem na Salaam Baalak Trust. 

A ONG possui atualmente mais de 140 mil crianças apoiadas, com diversos programas que além do resgate e cuidado, auxiliam na alfabetização e formação profissional. Roma Singh, ex-aluna da ONG, diz: “Cheguei a SBT muito jovem, só com meu nome e nada mais. Mas hoje, tenho uma identidade, graças a SBT. Com o tempo, consegui atingir marcos, incluindo uma bolsa de estudos da VAHANI para minha graduação. Atualmente, estou cursando Jornalismo e Comunicação de Massa, e também recebi uma Gandhi Fellowship, da qual participarei logo após minhas provas”. 

Saurabb Uboweja, atual fundador e sócio gerente da BOD Consulting, contou: Recomendo de todo o coração a Salaam Baalak Trust (SBT) por seu trabalho exemplar na transformação das vidas de crianças de rua em Nova Déli, India. Como doador nos últimos três anos, testemunhei os esforços notáveis da SBT em fornecer necessidades fundamentais como alimentação, segurança, educação e saneamento. Seu Programa de Saúde Mental é particularmente louvável, oferecendo aconselhamento e suporte cruciais para ajudar as crianças a superar experiências traumáticas. A dedicação e as iniciativas eficazes da SBT a tornam uma destinatária merecedora de apoio de organizações como a Global Giving”. 

Outro relato curioso é do Rohit, ex-aluno e hoje dançarino profissional que dá aula na ONG: “Cheguei a SBT quando criança em 2002. Em 2012, conclui minha educação e escolhi a dança como minha carreira. Sou especialista em Mayurbhanj Chhau e dança contemporânea e já me apresentei nacional e internacionalmente. Também dou aulas para os alunos da SBT. Sou grata pelo generoso apoio da SBT”.

Uma história de resiliência e determinação, o filme possui delicadeza ao tratar dessa temática, representa a vida de tantos e traz também esperança. Tem como produtoras a vencedora do Oscar Gunnet Monga (‘Como Cuidar de um Bebê Elefante’) e a atriz hollywoodiana Mindy Kaling (‘The Office’). Está concorrendo na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de ‘O Homem Que Não se Calou’, ‘I’m Not a Robot’, ‘A Lien’ e ‘The Last Ranger’. 

Para saber mais sobre e ajudar a ONG, acesse: https://www.salaambaalaktrust.com/.

Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.