Por Lucas de Paula

À primeira vista, para os desavisados que vão aos cinemas apenas achando que “é o filme do papa”, ‘Conclave’ pode facilmente ser confundido com um longa religioso. Na verdade, sua real trama gira em torno de política. O longa mostra as jogadas de bastidores que influenciam na decisão de um novo papa, desde alianças até traições. Tudo isso acontece no Vaticano, mas pode facilmente ser visto em qualquer ambiente em que há relações de poder: seja em Brasília ou no mundo corporativo.

A política está em tudo que vivenciamos, da água que bebemos até o preço da comida no supermercado, então, por que não estaria também dentro de uma votação religiosa?

Após a morte do papa, o cardeal Lawrence reúne sacerdotes do mundo todo para realizar o conclave, cerimônia que decide quem será o sucessor do cargo. Isso te lembra o início de alguma série? Assim como em Game of Thrones – quando o rei Robert Baratheon morre e se inicia uma teia de intrigas e manobras políticas, cada um dos envolvidos mostra seus interesses próprios e descobrimos que existem divergências políticas à esquerda e à direita, ao conservadorismo e ao progressismo -, a disputa pela liderança religiosa se desenrola com negociações secretas e manipulações que não são muito diferentes de qualquer parlamento ou ambiente corporativo.

‘Conclave’ não é uma obra sobre fé, mas sobre a conduta humana diante do poder. Cada movimento é racionalmente calculado. Será mesmo que uma instituição religiosa pode ser movida exclusivamente pela fé? Há muito mais envolvido do que se imagina: as crenças, nacionalidades, espectros políticos e até mesmo “esqueletos no armário” contam na hora de tomar essa decisão.
A trama nos lembra que, a despeito do local, onde há uma busca por poder, há um jogo político por trás. Independentemente do cenário, a política sempre encontra seu espaço, até mesmo dentro das sagradas paredes do Vaticano.

Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.