![](https://midianinja.org/wp-content/uploads/2025/02/photo_2025-02-13_14-05-42-2-jpg.webp)
Prêmio Megafone 2025 abre inscrições para reconhecer o ativismo social e ambiental no Brasil
Quarta edição está com inscrições abertas até 21 de fevereiro em 14 categorias
Seguindo seu propósito de apresentar um panorama do que marcou o ativismo brasileiro a cada ano que se encerra, o Prêmio Megafone 2025 está com inscrições abertas para a sua quarta edição, até 21 de fevereiro. São 14 categorias para premiar ativistas e coletivos de todo o país que realizaram ações de ativismo social e ambiental ao longo de 2024. A lista completa com a descrição de cada categoria, bem como o regulamento, a ficha de inscrição e demais informações do prêmio estão no site https://www.megafoneativismo.org.
Em resumo, as categorias abrangem desde formas clássicas de ativismo como ação direta e manifestações, até linguagens artísticas como música e arte de rua, formatos jornalísticos como documentário, fotografia e reportagem de mídia independente, além outros formatos contemporâneos de ativismo digital, como os perfis de rede social, memes, humor na internet, entre outros que valorizam a criatividade combativa.
Além do reconhecimento aos ativistas, o Prêmio Megafone de Ativismo também é uma forma de preservar a memória de nossa história recente através do ativismo e sua junção com a arte (artivismo). O artivismo é uma ferramenta importante de sensibilização e engajamento para as mudanças culturais e estruturais que são necessárias na atual crise humanitária, pois num contexto de mudanças climáticas, guerras, genocídios e violências diárias, a arte ativista desempenha o papel de construir uma nova imaginação política.
A primeira edição do Prêmio Megafone de Ativismo foi em 2021, um ano marcado pela pandemia (vacina) e pela destruição ambiental. Em 2022, a defesa da democracia e da Amazônia ganharam destaque. Em 2023, a luta indígena e os crimes ambientais de grandes empresas foram os temas mais recorrentes. Em 2024, é provável que os eventos climáticos que assolaram o sul do país com enchentes e o norte com as secas, estejam entre as pautas principais. Além, é claro, de problemas históricos brasileiros como o racismo, a desigualdade, a violência, a impunidade, entre outros temas cotidianos da luta social e política do país.
O Prêmio Megafone incentiva a inscrição de todo tipo de ação, seja de alcance nacional ou de impacto local. Qualquer pessoa no Brasil, e principalmente o jovem, deve ser incentivado a se engajar em lutas que visam gerar um impacto positivo na sua realidade e na das pessoas a sua volta. Mas nem sempre essas pequenas ações são reconhecidas e é esse reconhecimento e incentivo que o prêmio Megafone busca oferecer.
As inscrições são avaliadas por um júri composto por ativistas convidados pelas organizações que compõe a Coalizão Megafone, realizadora do prêmio: Pimp My Carroça, Engajamundo, Instituto Socioambiental (ISA), Sumaúma Jornalismo e Associação Intercultural de Hip-Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM).
No resultado final da premiação serão revelados os 5 finalistas de cada categoria e os 14 premiados. Além do reconhecimento, cada premiado receberá um megafone e um troféu feito pelo artivista Mundano.