O progressista Yamandú Orsi, candidato da oposição Frente Ampla e do ex-presidente José “Pepe” Mujica, venceu no domingo o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, segundo projeções da contagem de votos divulgadas pelas emissoras locais.

Orsi tem 49,0% dos votos e Delgado, 46,6%, segundo o Canal 10. Para o Canal 12, que citou a pesquisa Cifra, Orsi obtém 49,5% dos votos, contra 45,9% de Delgado.

Orsi junto com Carolina Visse, sua vice-presidenta, assumirá o governo durante os próximos cinco anos – até 2030, no bicentenário da República – numa das democracias mais estáveis ​​da região, com regras de jogo claras em matéria econômica, o que tem permitido ao país superar fortes crises como a pandemia e a seca e recuperar o crescimento do PIB, estimado em 3%.

O eleito deverá, no entanto, enfrentar desde o primeiro dia as principais reivindicações da sociedade, que incluem, entre outras coisas, o custo de vida e a segurança pública, visando melhorar a eficiência do Estado para aumentar a qualidade dos serviços públicos e a competitividade da economia e contas pendentes, deixadas pelo presidente de direita Lacalle Pou.

A vitória de Orsi é uma nova possibilidade para fortalecer os processos progressistas na região.