Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (21)
“Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes, está entre os destaques
Por Andressa Gomes
Mais uma semana chega com lançamentos imperdíveis nos cinemas. Após ter uma pré-estreia super especial no Cine Nave (na Nave Coletiva (SP), o longa nacional “Retrato de Um Certo Oriente”, inspirado no romance de Milton Hatoum, chega às telonas.
Entram em cartaz também o terror brasileiro “A Herança”, o aguardado “Wicked”, versão para o cinema do musical da Broadway, a nova produção da A24 “Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal”, e muito mais. Confira a lista:
“Retrato de Um Certo Oriente”
Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem para o Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável da irmã e usará suas diferenças religiosas para separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma. A única opção de Emilie é desembarcar em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Quando seu irmão se recupera, eles seguem para Manaus, onde Emilie toma uma decisão que resultará em consequências trágicas.
“A Herança”
Após receber a notícia da morte de sua mãe, Thomas retorna ao Brasil com o namorado, Beni. Chegando ao destino, descobre ser o único herdeiro de uma avó que nunca chegou a conhecer. Curioso para se reconectar com a história da família, eles visitam a casa e Thomas é recebido por duas tias idosas que o tratam como um filho há muito perdido. À medida que Thomas fica cada vez mais encantado com o lugar, Beni começa a suspeitar que algo maligno se esconde sob a fachada de uma vida tranquila no campo. A Herança é um terror queer com toques de melodrama.
“Avenida Beira-Mar”
Rebeca, uma menina de 13 anos, filha de pais separados, muda-se com a mãe para o bairro litorâneo de Piratininga, em Niterói. Ela passa seus dias espiando a rua por cima do muro. Lá, Rebeca vê Mika, uma menina da sua idade, que desafia as normas de gênero. O encontro das duas meninas desencadeia uma amizade incompreendida pelos adultos e uma série de eventos que abala a tranquilidade da Avenida Beira-Mar.
“Razões Africanas”
A influência da diáspora africana na formação de três importantes ritmos musicais: blues, rumba e jongo. Três personagens, em seis países, revelam as origens africanas comuns a esses estilos musicais que se espalharam pelo mundo. O diretor, Jefferson Mello, destaca a importância da reparação histórica e do diálogo intercultural, valorizando tradições e culturas. A narrativa começa em Angola e percorre o caminho dos congoleses, abrangendo Brasil, EUA, Cuba, Congo e Mali, oferecendo um retrato profundo e íntimo desses gêneros musicais e sua identidade cultural.
“171”
Uma equipe de documentaristas encontra seis pessoas encarceradas em presídios de São Paulo. Elas cumprem pena por estelionato, roubo e tráfico de drogas. São identificadas nas cadeias como 171, número do artigo do código penal brasileiro que tipifica os crimes de estelionato. Se revelam narradores que usam da habilidade com as palavras para aplicar golpes ou apenas manipular as pessoas pelo prazer de enganar. Os 171 são atores natos e vivem em constante atuação, numa eterna “mise-en-scène” em que a vida e o teatro são uma coisa só. Como no clássico de Luigi Pirandello, as seis personagens do filme inventam histórias sobre si mesmas. Algumas são até verdadeiras, mas não se sabe quais são as inventadas.
“Nayola – Em Busca de Minha Ancestralidade”
No filme, três gerações de mulheres — Lelena, Nayola e Yara — vivem entrelaçadas por amor e segredos. Nayola parte em busca do marido desaparecido na guerra civil angolana, enquanto Yara, uma jovem rapper e ativista, enfrenta a perseguição policial nas ruas de Luanda. Em uma noite tensa, avó e neta são ameaçadas por um mascarado e pela polícia, testando seus laços e coragem. Esta é uma história poderosa sobre maternidade, resistência e a luta por um futuro melhor, onde o amor é a força que nunca se quebra.
“Wicked”
Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda. Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.
“Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal”
Uma exploração lírica que abrange décadas na vida de uma mulher no Mississippi, o longa-metragem de estreia da premiada poeta, fotógrafa e cineasta Raven Jackson é um retrato envolvente e ricamente detalhado, e uma bela ode às gerações de pessoas e lugares que nos moldam.
“A Linha da Extinção”
O filme se passa nas desoladas montanhas rochosas pós-apocalípticas, onde um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
“Tesouro”
Ruth, jornalista americana, viaja para a Polônia com seu pai Edek para visitar os lugares de sua infância. Mas Edek, sobrevivente do Holocausto, resiste a reviver seu trauma e sabota a viagem criando situações involuntariamente cômicas
“Vencer ou Morrer”
1793, Revolução Francesa. Há três anos, Charette, um jovem aposentado da Marinha Real, voltou para casa. No campo, a raiva dos camponeses reverbera: eles apelam ao jovem reformado para assumir o comando da rebelião. Em poucos meses, o marinheiro ocioso torna-se um líder carismático e um estrategista astuto, trazendo em seu rastro camponeses, desertores, mulheres, idosos e crianças, com os quais forma um formidável exército.
Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.