Evento sobre mudanças climáticas constroi recomendações para o G20
A Fundição Progresso, no Rio de Janeieo, será o palco, no dia 3 de novembro, das 9h às 18h30, de um evento focado em mudanças climáticas e ações para despertar a consciência coletiva.
Como parte da programação do G20 no Rio, a Fundição Progresso será o palco, no dia 3 de novembro, das 9h às 18h30, de um evento focado em mudanças climáticas e ações para despertar a consciência coletiva. A programação inclui palestras, feira gastronômica e cultural, trocas culturais e a realização do maior workshop Mural do Clima organizado no Brasil com a participação de 1000 pessoas.
O evento também contará com um momento dedicado à elaboração de recomendações sobre a mitigação das mudanças climáticas, que serão oficialmente entregues durante a Cúpula Social do G20, no Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 2024. A meta é reunir os atores da sociedade civil, do poder público e do setor econômico comprometidos com esses temas para, juntos, elaborar soluções e compartilhar boas práticas. O objetivo é também capacitar migrantes, refugiados, deslocados e catadores para se tornarem facilitadores do workshop.
Confira a programação completa no site. A participação é gratuita, com contribuição voluntária para os que queiram apoiar o projeto. Para participar é necessário preencher o formulário: https://forms.wix.com/f/7245495719048511887
Mural do Clima: um workshop colaborativo e lúdico
O Mural do Clima é um workshop colaborativo e lúdico que permite a todos entender o funcionamento, a amplitude e a complexidade dos desafios relacionados às mudanças climáticas, baseado em dados científicos do relatório do IPCC.
Através da mobilização da inteligência coletiva, o objetivo do workshop é aumentar a conscientização sobre as consequências sociais do aquecimento global, focado no impacto nas populações vulneráveis.
O projeto nasce do encontro entre Hélène de Saint Front, fundadora da B-Harmonist, e Robert Montinard, CEO da Mawon, com o objetivo de aliar o despertar coletivo sobre mudanças climáticas e a busca pela justiça social. Um dos eixos do projeto visa capacitar migrantes, refugiados, deslocados e catadores, que são o grupo mais vulnerável frente às mudanças climáticas
Em 2023, o Brasil registrou um recorde de 745 mil pessoas deslocadas internamente por desastres ambientais agravados pelo aquecimento global. Atualmente, entre 400 mil e 600 mil catadores trabalham de maneira informal, mas apenas 5% estão filiados a cooperativas. Esses trabalhadores enfrentam baixos salários, estigma e invisibilidade, apesar de serem responsáveis por 90% da reciclagem a nível nacional, evitando a emissão de milhões de toneladas de CO2 anualmente.
O projeto ConscientizAÇÃO visa continuar a difundir o Workshop Mural do Clima, conduzido por facilitadores refugiados e catadores em todo Brasil, especialmente no sistema de ensino com apoio das comunidades locais. No contexto da COP30 em 2025, outros “Giga Workshops” serão também organizados nas principais cidades do Brasil.
Mural do Clima
O Mural do Clima é uma ONG internacional que promove a conscientização sobre as mudanças climáticas. A associação criada na França em 2018, está presente em mais de 150 países e agora conta com mais de 1,8 milhões de participantes no workshop no mundo, dos quais ocorreram 12.000 no Brasil.
Mawon é uma associação sediada no Rio de Janeiro, criada em 2012 para facilitar a integração socioeconômica e cultural de migrantes e refugiados no Brasil. Cerca de 13.000 pessoas já se beneficiaram dos projetos da Mawon.
A Programação :
9h: Boas-vindas
O dia todo: Uma feira gastronômica e cultural: mais de 15 barracas para descobrir sabores, artesanatos, músicas locais e internacionais.
9h30 – 12h30 : Mesas redondas com especialistas
Primeiro painel : Atores invisíveis: os tesouros do campo
○ Profa. Dra. Valéria Bastos, PUC-Rio (moderadora)
○ Sebastião Santos do MESC, Projeto Eu Sou Cata Que Empreende
○ Representante dos Catadores (nome a confirmar)
Segundo painel : Justiça climática: em prol da mitigação e inclusão social
○ Gislaine Carla Kepe Ferreira, Defensoria Pública do Rio de Janeiro (moderadora)
○ William Laureano da Rosa, Protection Associate, ACNUR (ONU)
○ Profa. Dra. Maria Villareal, UFRRJ
○ Ingrid Maryelin Rangel Daza, porta voz ALI-RJ, Associação de lideranças de migrantes, refugiadas e apátridas do Rio de Janeiro
14h – 18h: O workshop “Mural do Clima” Com mediação de +50 facilitadores de grupos vulneráveis (refugiados, catadores, mulheres negras).
Aberto aos adultos e jovens.
Gratuito mas é necessário preencher um formulário com antecedência: https://forms.wix.com/f/7245495719048511887
18h-18h30: Uma apresentação cultural de música e dança haitiana