Cine NINJA Indica: 10 filmes brasileiros de terror para assistir neste Halloween
Lista contém obras de nomes como Zé do Caixão, Anita Rocha da Silveira e Juliana Rojas
Por Giulia Nogueira e Sé Souza
Filmes ou travessuras? Os dois, né?! Hoje é comemorado o Halloween (ou Dia das Bruxas), o dia preferido dos apaixonados por terror! E todos sabemos que o melhor jeito de comemorar o Halloween é assistindo a produções arrepiantes que exploram o medo em suas mais variadas formas.
Nesta edição especial do Cine NINJA Indica, preparamos uma seleção de 10 filmes de terror brasileiros, que vão de clássicos icônicos à obras contemporâneas para você aproveitar esta data assustadora.
Então se prepare, porque estes filmes prometem deixar a sua noite de Dia das Bruxas ainda mais assustadora, além de celebrar a produção do gênero realizada no Brasil. Confira a lista:
“À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964)
Direção: José Mojica Marins
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: O coveiro Zé do Caixão tem a obsessão de gerar um filho perfeito. Ao saber que sua esposa não pode engravidar, ele procura a namorada de seu amigo e a violenta. Com isso, ela pretende se suicidar para voltar do mundo dos mortos e levar a alma dele.
“Medusa” (2023)
Direção: Anita Rocha da Silveira
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Uma gangue de jovens mulheres tenta controlar tudo ao seu redor, incluindo outras mulheres, perambulando pelas ruas e espancando aquelas que consideram muito pecaminosas.
“As Boas Maneiras” (2017)
Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.
“Sinfonia da Necrópole” (2014)
Direção: Juliana Rojas
Onde assistir: Apple TV (aluguel)
Sinopse: Deodato é um aprendiz de coveiro pouco animado com o ofício. A paixão por Jaqueline, funcionária do serviço funerário, o impede de pedir demissão, mas estranhos eventos abalam seu estado psicológico.
“O Animal Cordial” (2017)
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.
“Isolados” (2014)
Direção: Tomás Portella
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Lauro e Renata decidem alugar uma casa na região serrana do Rio de Janeiro para reanimar a relação e descansar. No entanto, o casarão locado é meio sombrio e fica em um lugar isolado. Lauro escuta histórias de atos violentos nas redondezas, mas não conta para sua mulher.
“O Juízo” (2019)
Direção: Andrucha Waddington
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Em crise no casamento devido ao alcoolismo e por ter perdido o emprego, Augusto Menezes decide se mudar com esposa e o filho para uma fazenda herdada de seu avô. O que ele não imaginava era que a propriedade fosse assombrada por Couraça e Ana, escravos decididos a se vingar dos antepassados de Augusto.
“Morto Não Fala” (2018)
Direção: Dennison Ramalho
Onde assistir: Apple TV (aluguel)
Sinopse: Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, já que possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Quando as confidências que ouve do além revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.
“O Diabo Mora Aqui” (2015)
Direção: Dante Vescio, Rodrigo Gasparini
Onde assistir: Looke
Sinopse: Quatro jovens decidem passar uma noite em um casarão colonial e descobrem nele um passado perverso. Eles tentam despertar os fantasmas esquecidos da casa, pensando se tratar apenas de uma brincadeira, e acabam envolvidos em uma luta entre forças ancestrais.
“A Sombra do Pai” (2018)
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Onde assistir: Looke
Sinopse: Uma criança é obrigada a virar o adulto da casa porque seu pai está doente e, sua mãe, morta. Isso naturalmente cria uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga, e a paternidade frustrada, em condenação.