Entre os dias 24 e 26 de outubro, acontece o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, evento realizado pela Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que neste ano completa 48 edições. O Encontro será na Cinemateca Brasileira, e abarca, além do Mercado, os debates do VIII Fórum, e o já tradicional Da Palavra à Imagem, que traz, para perto da Mostra e do cinema, editoras e autores.

O Mercado tem crescido de forma orgânica e, espelhando a própria vocação da Mostra, vai, a cada ano, aprofundando também as relações com os players internacionais. Na nova edição, além de Portugal —que esteve no evento em 2023 e retorna agora—, estarão representadas, nas diferentes seções do Encontro, convidados de países como Índia, Uruguai, Coreia do Sul e França.

A mesa de abertura, no dia 24, às 10h, terá a presença do turco Efe Cakarel, fundador da MUBI e antigo parceiro da Mostra SP.

O mercado brasileiro, por sua vez, seguirá marcando presença com alguns de seus principais players. Praticamente todas as áreas do audiovisual terão lugar no evento, seja em debates, mesas ou conversas individuais: produção, vídeo sob demanda, tevê por assinatura, distribuição, infraestrutura, gestão pública, fundos etc.

O ambiente do Encontro foi ainda escolhido para sediar as discussões de três grupos de trabalho voltados a tratar de questões específicas do setor: a distribuição independente, as políticas afirmativas e as Film Commissions —modelo que, nos últimos cinco anos, tem se espalhado por várias cidades brasileiras.

O VIII Fórum, vocacionado a abrigar conversas consideradas, pela Mostra, centrais para o audiovisual brasileiro, abraça a chegada da 1ª Mostrinha e promove uma mesa sobre a relação entre o cinema e as infâncias. Trata-se, afinal de contas, de uma questão incontornável se quisermos pensar, de fato, na formação de público e no futuro do audiovisual no país. Outras duas mesas do Fórum vão se debruçar sobre o cenário da distribuição —passados cinco anos do início da pandemia e da explosão dos serviços de streaming— e sobre as relações estabelecidas entre as produtoras brasileiras e as plataformas, que seguem atuando no Brasil sem uma regulação específica.

A última mesa, por fim, estabelecerá um diálogo direto com o Foco Índia, apresentando, de maneira inédita e detalhada, o funcionamento da indústria nesse país que, historicamente, vive das produções locais e estabeleceu uma forte relação com seu próprio público.

Já o encontro Da Palavra à Imagem levará, para a Cinemateca Brasileira, seis editoras que farão pitchings de livros. E, desta vez, em consonância com a Mostrinha, haverá um tempo dedicado aos livros infantis. Outra novidade é uma masterclass, em parceria com a Roteiraria, sobre adaptação.

Entre outros nomes que participarão do Encontro estão Cao Hamburger (Diretor), Joelma Gonzaga (Secretária do Audiovisual do MinC), Léa Luret (CNC Francês), Patricia Barcelos (Ministério da Educação), Ana Paula Sousa (Coordenadora do VIII Fórum), Alex Braga (Diretor-presidente da ANCINE), Antonia Pellegrino (Diretora de Conteúdo e Programação da EBC), Jean Lima (Diretor-Presidente da EBC), entre outros.

Mais detalhes sobre o IV Encontro de Ideias Audiovisuais você encontra no catálogo do evento e no site da Mostra SP.