Entre os dias 23 e 26 de outubro, o espaço Nos en Vera, em Buenos Aires, capital da Argentina, realiza a Semana Funk Brasil. O evento apresentará as diversas formas de dançar o funk brasileiro em duas oficinas: Abundança – Funk Jogação, ministrada por Ju Martins, que abordará as movimentações de quadril; e Passinhos do Brasil, com Jô Gomes, que trará as bases dos muitos passinhos criados em diferentes estados. Além disso, as professoras ainda darão uma aula juntas e conduzirão um bate-papo, contando a história da cultura Funk e contextualizando suas múltiplas danças. As inscrições podem ser feitas aqui.

Na oficina Abundança, mergulharemos nas profundezas da pelve, onde rebolar e requebrar não são apenas movimentos, mas sim uma forma de expressão cultural enraizada na história e na identidade de um povo. Partindo de África aos quatro cantos do mundo, testemunhamos como esses movimentos dos quadris ecoam em diversas culturas, incluindo o Brasil, onde sua presença é uma marca registrada de estilos como o Funk, Samba, Pagodão, Forró, Carimbó e outros. “Cada batida conta uma história, cada rebolado transmite uma mensagem de resistência, celebração e conexão. Quando nos entregamos às delícias de rebolar, desenvolvemos a liberdade dos quadris e estimulamos nossas habilidades motoras e rítmicas”, detalha Ju Martins.

Apesar das movimentações de quadril serem uma marcada registrada do Funk Brasileiro internacionalmente, há oito outras formas de dançar Funk, que são os Passinhos: Dancinha e Foda (RJ); Magrão, Romano, Maloka e Megão (SP); Brega Funk (PE); e Malado (MG). A oficina Passinhos do Brasil vai trazer as bases de cada uma dessas danças, a fim de demonstrar toda a diversidade presente na Cultura Funk em todo o país. Jô Gomes explica: “cada território produziu um Funk, e cada Funk produziu uma forma de dançar única. Precisamos reconhecer a criatividade e o esforço físico e intelectual dos artistas na realização dos movimentos”.

Dominique Melhem, diretora artística do espaço Nos en Vera, explica a importância de sediar um evento sobre a cultura Funk na capital da Argentina: “Concebemos a sala de prática como um laboratório sociopolítico de materialização e exploração de novas relações. Procuramos propagar indagações que desloquem formas pré-concebidas de produção artística, para possibilitar múltiplas formas de afetação entre corpos, em diálogo com o nosso contexto atual, como forma de traçar redes de intercâmbio nacional e internacional”.

Quem é Ju Martins?

Cria do bairro dos Pimentas (Guarulhos – São Paulo), Ju Martins é dançarina intérprete, formada em Jazz e técnica em dança pela Etec de Artes. Estudou estilos diversos, como balé, dança contemporânea e danças urbanas. Atualmente se dedica principalmente à pesquisa, pratica e ensino das danças da cultura Funk. Desenvolveu trabalhos de arte-educação em CEU’s, em projetos sociais e na Fundação Casa. É professora de Funk e Passinho. Faz parte do grupo de capoeira São Bento Me Chama e do bonde de passinho Malokas de SP. A artista é criadora do projeto “Abundança” que, a partir do Funk, traz o rebolado como uma ferramenta de conexão cultural e ancestral, de autoconhecimento capaz de promover bem-estar na saúde física e mental.

Quem é Jô Gomes?

Jô Gomes é dançarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de Danças Negras, tradicionais e urbanas. É mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde pesquisou Matriarcado e Oralidade nas Danças Negras. É integrante dos Imperadores da Dança, primeiro bonde de Passinho do Rio de Janeiro. Idealizou e produziu o festival “Passinhos do Brasil”, evento e plataforma de estudos sobre as diferentes formas de dançar o Funk brasileiro. Ministrou o módulo de Passinho no curso de formação em Danças Urbanas no Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRD-SP). Também é Imperatriz da House of Zion, house mainstream dos Estados Unidos, e da Pioneer House of Hands Up, primeira house da cultura ballroom do Brasil.

Conheça o Nos en Vera

Nos en Vera é um espaço cultural e plataforma artística internacional e independente, para a pesquisa de movimento, dança e performance localizado no bairro de Villa Crespo, na cidade de Buenos Aires. Desde a sua inauguração em 2023, e através da criação de programas de residência contínuos e diversificados, Nos en Vera pretende abrir espaços acessíveis para o intercâmbio cultural, social e artístico entre a comunidade local, artistas nacionais e internacionais, como forma de potencializar a interação horizontal e conexão entre artistas e público.

Em seu curto tempo de existência, Nos en Vera se posicionou como um espaço diferenciado na cena underground contemporânea de Buenos Aires, oferecendo vitrine para obras de alto impacto, produções inovadoras e propostas experimentais em artes cênicas e multidisciplinares, contribuindo para a cidade e sua vibração cultural. Nos en Vera funciona como um centro de reflexão e debate para a arte transdisciplinar, apresentando eventos e programas educativos únicos que promovem a convergência de diversas expressões artísticas.

Na busca de desenvolver estratégias inovadoras que respondam às necessidades e demandas do contexto sociopolítico imediato, oferecem programas acessíveis de residências de pesquisa e criação com aberturas públicas para exibição de obras em andamento, bem como diferentes formatos de intercâmbio, práticas e pesquisas por meio de oficinas, seminários e espaços coletivos abertos.

Serviço

Semana Funk Brasil

De 23 a 26 de outubro de 2024

Local: Nos En Vera – Vera 1350, Buenos Aires, Argentina

Inscrições aqui

Valor dos quatro dias: $25.000

Valor por aula avulsa (do dia 01 ao dia 03): $8.000

Valor do dia 04 (Sábado: prática + bate-papo): $6.000

Mais informações: https://www.instagram.com/nos.envera

Programação

DIA 1 – QUARTA 23.10 | Workshop
Abundança: funk jogação, com Ju Martins (BRA)
de 19h a 21h

DIA 2 | QUINTA 24.10 | Workshop
Passinhos do Brasil, com Jô Gomes (BRA)
de 19h a 21h

DIA 3 – SEXTA 25.06 | Workshop
Abundança + Passinhos do Brasil
Com Ju Martins & Jô Gomes (BRA)
de 19h a 21h

DIA 4 | SÁBADO 26.10
Prática e Bate-papo
Com Ju Martins & Jô Gomes (BRA)