Por Andressa Gomes

A quinta-feira chega com estreias imperdíveis aos cinemas, como o filme nacional “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, um dos pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2025, e o longa “Bocaína”, dirigido e estrelado por Ana Flavia Cavalcanti. Destaque também para o filme brasileiro “Passagrana”, o potente documentário “Assexybilidade”, e muito mais. Confira!

“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”

Bruno tem 15 anos e está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, a história converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

“Bocaína”

Em Bocaina, Minas Gerais, duas irmãs vivem tranquilamente e isoladas, até a chegada de um forasteiro à região. A trama segue os passos de Zulma, Musk e Josevelt. Josevelt é o sujeito misterioso que, junto com essas duas mulheres, cheias de conflitos, ajuda-as a se libertarem das suas amarras. Sob o contexto de pandemia, a narrativa aborda a sensação de suspensão e incerteza, tão presentes na atualidade.

“Passagrana”

Zoinhu, Linguinha, Mãodelo e Alãodelom, quatro amigos que estão cansados de sobreviver aplicando pequenos golpes e correndo da polícia, se deparam com um roubo que pode tirá-los da rua. O problema é que o quarteto atravessa o esquema de policiais corruptos e o golpe ‘dá ruim’. No desespero, temendo por suas vidas, eles se aventuram a realizar um grande assalto a banco, digno das grandes produções do gênero já vistas nas telas de cinema.

“Assexybilidade”

Histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. O filme fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e, é claro, sexo. A maior força do documentário é precisamente ouvir das pessoas com deficiência coisas que a sociedade não espera que elas digam e façam. A ideia é mudar a visão de que são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo, desprovidos de desejos.

“Não Vamos Sucumbir”

Não existe experiência de escola de samba que não seja política. Partindo da preparação para o carnaval 2020, passando por fevereiro de 2021, quando os desfiles de Carnaval estavam suspensos pela pandemia, chegando até a retomada em 2022, o documentário faz um inventário histórico desde o surgimento das escolas de samba até os dias de hoje, mostrando a força cultural, o significado político e social que faz deste evento o maior show do planeta.

“Quando Eu Me Encontrar”

A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

“Sofia Foi”

Sofia, forçada a sair do apartamento em que vivia, fica à deriva nos espaços da Universidade de São Paulo. Sem ter para onde voltar, ela passa por encontros e memórias nesse dia determinante em sua vida.

“A Substância”

Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” para ser atriz, Elisabeth Sparkle recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescê-la, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue, sua versão jovem e melhorada, e, aos poucos, começa a perder completamente o controle da própria vida.

“Sidonie no Japão”

Sidonie é uma escritora francesa renomada, e está de luto por seu falecido marido. Convidada para ir ao Japão para o relançamento de seu primeiro livro, ela é recebida por seu misterioso editor japonês, que a leva a Kyoto, a cidade dos santuários e templos. À medida que viajam juntos pelas flores da primavera japonesa, aos poucos ela se abre para ele. No entanto, o espírito do falecido marido continua a assombrar Sidonie, e ela terá que finalmente deixar o passado para trás e se permitir amar novamente.

“Ligação Sombria”

Um motorista se vê forçado a levar um passageiro misterioso sob a mira de uma arma. Isolado em seu carro, ele deve dirigir e seguir à risca as regras impostas pelo passageiro violento. Ao longo da noite, acontecimentos inesperados revelam que nem tudo é o que parece.

“Prisão nos Andes”

Os cinco torturadores mais cruéis da ditadura de Pinochet cumprem penas, que somam séculos, em uma luxuosa prisão aos pés da cordilheira dos Andes. O local possui piscina, jardins e aviários, e os presos são vigiados por guardas que mais parecem empregados. Quando uma equipe de televisão entrevista um dos internos, as declarações desse homem têm um impacto inesperado. Temendo uma transferência para um presídio comum, os militares condenados farão o possível para permanecer no local, desencadeando uma onda de delírio e violência em meio às montanhas.

“A Menina e o Dragão”

No passado, dragões e humanos já foram amigos, mas a ganância dos homens destruiu essa aliança, fazendo com que as criaturas mágicas fossem caçadas e aprisionadas. Anos depois, a jovem Ping encontra o último dos dragões imperiais e decide ajudá-lo. Perseguidos pelo exército do Imperador, essa dupla improvável embarca numa aventura cheia de magia e amizade, onde Ping precisa buscar dentro de si um poder adormecido para salvar os dragões e proteger aqueles que ama.

“Golpe de Sorte em Paris”

Fanny e Jean parecem o casal ideal – ambos são profissionalmente bem-sucedidos, vivem em um apartamento lindo em um bairro exclusivo de Paris, e parecem estar tão apaixonados quanto estavam ao se conhecerem. Mas quando Fanny esbarra acidentalmente em Alain, o antigo colega de escola, ela fica encantada. Eles logo retomam o contato e se aproximam cada vez mais.

“Junk Kook – I am Still”

A jornada de oito meses de Jung Kook, integrante do grupo de K-pop BTS, através de entrevistas exclusivas, imagens de bastidores, e performances ao vivo.

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.