Por Joyce Maia

No segundo dia de competição (30), o Brasil segue se destacando e reforçando o motivo de ser uma potência Paralímpica, com uma chuva de medalhas. A seleção brasileira de goalball masculina garantiu vaga na próxima rodada dos Jogos Paralímpicos ao vencer os Estados Unidos, enquanto a equipe feminina foi derrotada por Israel. No tiro com arco, Jane avançou às quartas de final, enquanto Reinaldo Charão Ferreira foi eliminado ainda na primeira rodada. 

No tênis de mesa, as duplas brasileiras tiveram desempenhos divergentes, com Claudio Massad e Luiz Felipe Manara garantindo pelo menos o bronze, junto com Cátia Oliveira e Joyce Quinzote também na terceira posição, mas outras duplas não conseguiram avançar. No atletismo, Júlio César Agripino, Petrúcio Ferreira e Ricardo Gomes levaram ouro em suas provas, enquanto Giovanna Boscolo também subiu ao pódio. 

No taekwondo, Ana Carolina Moura conquistou o primeiro ouro para o Brasil no esporte, e Silvana Fernandes garantiu o bronze. No badminton, Rogério Oliveira e Vitor Tavares foram eliminados, mas Daniele Torres Souza ainda tem chances de classificação. No ciclismo, Lauro César Mouro deixou a competição nas semifinais. Na natação, Talisson Henrique Glock conquistou o bronze nos 200m medley, e no remo, Cláudia Santos garantiu sua vaga na repescagem. No tênis em cadeira de rodas, a dupla Leandro Pena e Ymanitu Silva avançou às semifinais, enquanto Gustavo Carneiro foi eliminado na chave de simples.

Goalball 

A seleção brasileira masculina venceu a partida contra os Estados Unidos após fechar o placar em 13×8. Com a segunda vitória na fase de grupos, seis pontos somados e a liderança, a equipe já tem vaga garantida na próxima rodada dos Jogos Paralímpicos.

A seleção feminina perdeu para Israel por 8×4. O time enfrentará a China amanhã.

Tiro com arco 

A atleta Jane Karla Gogel venceu por 143×127 e eliminou a filipina Agustina Bantiloc. Assim, avançou às quartas de final. 

Já no individual masculino, Reinaldo Charão Ferreira foi superado pelo austríaco Michael Meier por 142×135 e se despediu da competição na primeira rodada.

Tênis de mesa 

Duplas masculinas MD18:

Claudio Massad e Luiz Felipe Manara venceram a dupla francesa Thomas Bouvais e Mateo Boheas por 3 sets a 1, com parciais de 05-11, 11-06, 11-07 e 11-8, nas quartas de final. Com esse resultado, a dupla avançou para a semifinal e garantiu, ao menos, uma medalha de bronze.

Duplas femininas WD5:

A dupla brasileira Cátia Oliveira e Joyce Quinzote perdeu na semifinal para as coreanas por 3×0, com parciais de 11-6, 11-9 e 13-11. Mesmo com a derrota, elas garantiram o terceiro lugar no pódio e a medalha de bronze. 

Duplas mistas WD17:

Nas quartas de final, Luiz Felipe Manara e Danielle Rauen não conseguiram bater os poloneses e foram derrotados por 3×2, com parciais de 8-11, 8-11, 13-11, 11-4 e 11-9. Os atletas estão entre os 5 melhores do mundo na sua categoria.

Bruna Alexandre e Paulo Salmin também disputaram a prova e foram eliminados para os ucranianos por 3 ×0, com parciais de 11-7, 11-4 e 11-9.

Duplas femininas WD20:

Bruna Alexandre e Danielle Rauen avançam à semifinal e já garantem medalha de bronze. A dupla brasileira ganhou das ucranianas com facilidade por 3×0, com parciais de 11-4, 11-2 e 11-4.

Duplas masculinas MD14:

Israel Stroh e Paulo Salmin perderam para os britânicos por 3×1, com parciais de 11-7, 9-11, 9-11 e 5-11, pelas quartas de final e estão eliminados da disputa. 

Atletismo 

Júlio César Agripino ganhou medalha de ouro para o Brasil, nos 5000m – T11. Com o tempo de 14:48.85, ele bateu o record mundial. 

Outro atleta brasileiro também subiu ao pódio na mesma categoria. Yeltsin Jacques ganhou o bronze com o tempo de 14:52.61. 

Nos 100m da classe T47, Petrúcio Ferreira conquistou seu tricampeonato e mais um ouro para o Brasil, com o tempo de 10s68. 

Ricardo Gomes, nos 100m – T37, fez o tempo de 11s7 e subiu ao pódio com a medalha de ouro. Na mesma corrida, Luiz da Costa ficou em 4° lugar e Edson Cavalcanti em 5°.

Giovanna Boscolo levou a medalha de bronze no lançamento de club, na classe F32, após desclassificação da polonesa Rosa Kozakowsa, que estava no 1° lugar. Wanna Brito terminou em 5º, com lançamento de 23,47m.

Taekwondo

A mineira Ana Carolina Moura, da categoria até 65 kg, conquistou o primeiro ouro brasileiro no taekwondo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Enfrentando a francesa Djelika Diallo, a brasileira venceu por 13 a 7.

Silvana Fernandes, da categoria até 57 kg, garantiu a medalha de bronze ao derrotar Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão, com um resultado de 28 a 3.

Outro destaque brasileiro foi o paulista Nathan Torquato, da categoria até 63 kg, que chegou às semifinais, mas foi derrotado pelo turco Mahmut Bozteke por 10 a 6. Durante a luta, Nathan sofreu uma entorse no joelho esquerdo e, por isso, ficou fora da disputa pelo bronze.

Badminton

Rogério Oliveira enfrentou o francês Lucas Mazur na fase de grupos do badminton simples, classe SL4, e foi superado por 2 sets a 0, com parciais de 21-9 e 21-7. Com essa derrota, Rogério foi eliminado.

Vitor Tavares, na classe SH6 – individual, perdeu por 2 a 1, para a Grã-Bretanha, na fase de grupos, e amanhã enfrentará a China.

Por outro lado, Daniele Torres Souza ganhou a disputa contra a canadense Yuka Chokyu na fase de grupos do badminton simples, classe WH1, por 2 sets a 1, com parciais de 21-16, 15-21 e 21-7. Daniele agora ocupa a 3ª posição do grupo C, tendo ainda chances de classificação.

Bocha

André Costa foi derrotado pelo japonês Shunsuke Uchida por 8×2, no grupo D da classe BC4, e Iuri Silva perdeu para o argentino Luís Cristaldo por 5×2, no grupo F da classe BC2. O único vencedor foi Maciel Santos, que superou o holandês Marco Dekker por 8×0, no grupo C da classe BC2.

No feminino, Evani Calado foi derrotada por Yuen Kei Ho, de Hong Kong, por 5 a 4, no grupo B da classe BC3. Evelyn Oliveira também sofreu uma derrota, perdendo para a sul-coreana Sunhee Kang por 7 a 0, no grupo C da classe BC3. Laissa Teixeira venceu a alemã Anita Raguwaran por 4 a 2 e está nas quartas de final ca classe BC4.

Ciclismo

Lauro César Mouro deixou a competição na semifinal do ciclismo de pista, na categoria C4-5. O brasileiro terminou na 20ª colocação, com o tempo de 1:10.393.

Natação 

Talisson Henrique Glock conquistou a medalha de bronze nos 200m medley, na categoria SM6, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O brasileiro completou a prova na 3ª posição, com o tempo de 2:36.30. 

O time do revezamento4x50m Talisson Glock, Patrícia Santos, Lídia Cruz, Samuel e Daniel Xavier Mendes conquistou a medalha de bronze na última prova da natação com o tempo de 2min20s91.

Remo

Cláudia Santos garantiu sua vaga na repescagem do remo, na categoria skiff simples PR1. A brasileira completou a segunda bateria na 4ª posição, com um tempo de 11:14.72.

Tênis em cadeira de rodas 

Individual masculino – primeira rodada:

O Brasil avançou às semifinais do tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 com a dupla Leandro Pena e Ymanitu Silva, que derrotou os turcos Ahmet Kaplan e Ugur Altinel por 2 a 0 (6/2 e 6/1). 

Chave de simples:

Gustavo Carneiro foi eliminado na primeira rodada após perder para o sul-africano Sikhosana Alwande por 2 a 0 (6-4 e 7-5). 

Na disputa mista, Leandro Pena e Ymanitu Silva, venceram a Turquia por 6 a 1 e se classificaram para às semifinais.