Por Amanda Tung, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

Pela primeira vez atletas de tiro com arco da Indonésia se classificaram para os Jogos Paralímpicos, eles competem nas categorias Open Recurvo e Open Composto, nos eventos individuais e em equipes mistas. “Não são apenas um ou dois atletas, são cinco. É a primeira vez, e cinco atletas vão competir”, diz Ken Swagumilang à Agence France-Press (AFP) sobre o feito histórico.

A delegação da Indonésia de tiro com arco conta alguns dos melhores atletas do mundo, segundo os rankings da Federação Internacional de Tiro com Arco. Como Ken Swagumilang, que ocupa a 2º colocação do ranking mundial masculino na categoria Open Composto, o atleta de 27 anos foi medalhista de bronze nos últimos Jogos Para-Asiáticos de 2023.

Swagumilang também disse à AFP, que sonha com uma medalha dourada e que seu objetivo é uma semifinal paralímpica “quem não quer o ouro?”, disse o atleta. Outro competidor que sonha com a medalha de ouro, é Kholidin, o atleta de 47 anos é o 5º no ranking mundial masculino da categoria Open Recurvo. Apesar da empolgação dos atletas, o Comitê Paralímpico da Indonésia disse que não espera medalhas nesta edição dos Jogos.

Outros atletas da delegação indonésia de tiro com arco são Teodora Audi Ayudia Ferelly, 8º no ranking mundial de Open Composto feminino e prata no último campeonato asiático, Wahyu Retno Wulandari e Setiawan Setiawan. Todos os atletas vão competir nos eventos individuais e de equipe mista.

Os atletas indonésios entram em ação no tiro com arco a partir do dia 29,  às 8h. A Indonésia ainda conta com outros 30 atletas, que vão competir no judô, bocha, levantamento de peso, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, badmínton, ciclismo de pista e atletismo.