Por Jennifer Camargos, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

É impossível falar de vôlei e não pensar no tricampeão olímpico José Roberto Guimarães. Nascido no interior de São Paulo, iniciou sua carreira como levantador na década de 70 e parou em 1988. Em quadra disputou a sua primeira Olimpíada em 1976, em Montreal, aos 22 anos. Além disso, foi campeão brasileiro com o Santo André e duas vezes campeão sul-americano com o Brasil. O que Zé Roberto não imaginava é que o seu sucesso estava à beira da quadra.

José Roberto Guimarães nos tempos de levantador | Foto: Arquivo pessoal

Em 1988 foi convidado pelo treinador da seleção masculina, Bebeto de Freitas, a ser assistente técnico. A partir de 1991, Zé Roberto começou a enfrentar desafios na sua nova jornada na carreira: teve o seu primeiro contato com o vôlei feminino através do comando das seleções infanto e juvenil e, logo após, assumiu a seleção masculina principal no lugar de Bebeto. 

Foto: Arquivo/Agência O Globo

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, o Brasil conquistou o primeiro ouro olímpico, em uma vitória sobre a Holanda por 3 sets a 0. José Roberto permaneceu no comando da seleção masculina até os Jogos de Atlanta, 1996. Logo após, migrou do vôlei para o futebol,  tornando-se gerente do Corinthians.

Após anos longe do comando da seleção brasileira de voleibol, retornou em 2003, com o que seria a maior ‘virada de chave’ da sua carreira: assumir o comando da seleção feminina. São mais de 20 anos no comando, com muitas histórias, derrotas e conquistas.

Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, Zé Roberto viveu a derrota mais amarga da sua carreira, com a seleção ficando conhecida como “as amarelonas” após a Rússia vencer o Brasil de virada na semifinal por 3 sets a 2. Na disputa pelo bronze, o Brasil foi derrotado por Cuba e ficou de fora do pódio.

Foto: Scott Barbour/Getty Images

O primeiro ouro de José Roberto Guimarães no comando da seleção feminina veio quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Pequim, com o Brasil batendo os Estados Unidos por 3 sets a 1. Em Londres 2012, ano do bicampeonato, o Brasil ficou em 4º lugar na fase classificatória. Foi uma campanha difícil, mas a seleção chegou à final e venceu os Estados Unidos de virada, por 3 sets a 1. 

Londres 2012, o Brasil é bicampeão olímpico | Foto: Paulo Vitale/Milenar/VEJA

A partir daquele momento José Roberto se consagrava tricampeão olímpico, sendo o único técnico no mundo a ter ouro olímpico nos dois naipes(masculino e feminino).

Além de ser um dos técnicos mais vitoriosos do Brasil, o tricampeão olímpico também é um grande incentivador e formador de atletas de base. Tendo iniciado as atividades em 2016, o Barueri Volleyball Club é a concretização de um sonho de José Roberto de incentivar a prática da modalidade e transformar a vida de jovens atletas. 

Sendo Paris 2024 a sua sétima olimpíada como técnico, o time comandado por José Roberto Guimarães vai em busca da medalha de bronze em um confronto com a Turquia, que entrará em quadra pelo bronze inédito.