Por Andressa Simões, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

Skatista, empresário, Medalhista olímpico. Nascido em 1995, no bairro Rio Tavares, em Florianópolis, Pedro Barros teve contato com um shape pela primeira vez com um ano de idade e foi amor à primeira vista. Desde então, o atleta acumula mais de dez medalhas de X-Games, sete títulos mundiais e uma medalha de prata em Tóquio 2020. Além disso, o multicampeão se arrisca também na área empreendedora.

Foto: REUTERS/Mike Blake

Pedro Barros cresceu em um ambiente já rodeado por esportes radicais. Ex-surfista, seu pai – André Barros – tinha uma loja de surfe e amigos da família já praticavam skate. Em uma ocasião, quando esqueceram um shape na casa de Pedro, o menino, ainda com um ano de idade, agarrou e não desgrudou mais do equipamento. Aos três anos, o garoto, apoiado pelo pai, já dropava com as quatro rodinhas por Floripa e, aos sete, já participava de torneios locais.

Com 14 anos, Pedro Barros se tornou profissional da modalidade de skate park e já rodava o mundo disputando competições. Em 2010, na Califórnia, conquistou pela primeira vez o X-Games, considerado “as Olimpíadas dos esportes radicais”. 

De lá pra cá, o skatista acumula títulos de grande expressão: é hexacampeão do X-Games, oito vezes campeão mundial de skate park e medalhista de prata em Tóquio, edição em que o skate estreou como modalidade olímpica. 

Este ano, o atleta ajudou a desenhar uma pista de skate no bairro do Abraão, zona continental de Florianópolis. A pista será aberta ao público, a fim de incentivar a prática do esporte na região. 

Além de atleta, empresário

Além de se arriscar nas manobras, Pedro Barros se aventura também no mundo do empreendedorismo. O atleta – e empresário – é dono de três empresas: uma de shapes de skate, outra de cerveja artesanal e outra de café. 

A marca de cervejas artesanais – Layback – foi criada junto com seu pai e, atualmente, possui mais de 10 franquias pelo Brasil. Recentemente, os dois atribuíram uma linha de roupas, a Layback Wear, a essa marca também.

Cerveja da LayBack Beer, marca idealizada pelo skatista Pedro Barros e o pai André Barros (Foto: Divulgação)

Preparação para Paris 2024

Após a conquista da medalha de prata em Tóquio, Pedro Barros iniciou a preparação para os Jogos de Paris 2024. Em busca de conquistar seu segundo pódio, o atleta baseou os seus treinamentos no conceito de “saúde integral”. Seu objetivo é equilibrar três aspectos: o corpo, a mente e a alma. 

O skatista, de 28 anos, passou a valorizar mais a rotina de sono e mudou hábitos de exercícios e de alimentação. Começou a meditar e a se conectar mais com a natureza, se aproveitando do local onde mora, onde os únicos concretos da região são os da pistas de skate. Em entrevista ao GE, Pedro Barros afirmou que isso o ajuda a se conectar consigo mesmo, o impulsionando na superação de desafios diários.

Pedro Barrosno quintal de casa, em Florianópolis — Foto: Marcel Merguizo

Fã de Ayrton Senna e com orgulho da terra onde nasceu, Pedro Barros vai em busca da sua segunda medalha olímpica em Paris 2024. A disputa masculina do skate park será disputada no dia 7 de agosto.