Por Lara Aguiar, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

A equipe masculina de ginástica artística dos Estados Unidos levou um trunfo inusitado para os Jogos Olímpicos de Paris. Nos últimos dias, o ginasta Stephen Nedoroscik viralizou mundialmente nas redes sociais e recebeu uma lista de apelidos, que vão de “Mr. Pommel Horse” (Sr. Cavalo com Alças) a “Clark Kent da ginástica”.

Conhecido como The Specialist (O Especialista) pelo time, o atleta de 25 anos recebeu o título por sua especialidade no aparelho cavalo com alças. Ao contrário de seus colegas, que competem em vários ou até mesmo todos os aparelhos, Nedoroscik foi para Paris com uma única função. Por isso, o ginasta chamou atenção ao passar mais de 3 horas esperando – e até tirando um cochilo – enquanto o resto de sua equipe competia.

Quando chegou a hora do cavalo com alças, Stephen finalmente se levantou, tirou seus óculos e garantiu o pódio para o time. O feito causou uma chuva de memes nas redes sociais. Confira:

“Obcecada por esse cara no time masculino da ginástica cujo único trabalho é o cavalo com alças. Ele só fica sentado ali até ser ativado como um agente adormecido, tira os óculos como o Clark Kent e faz uma rotina no cavalo que ajuda a garantir a primeira medalha em equipe do time em 16 anos.”

Formado em engenharia eletrotécnica, Stephen Nedoroscik se considera um nerd e compartilha vídeos resolvendo o cubo mágico em tempo recorde em suas redes sociais. Além disso, ele já revelou em um dos vídeos que seu estrabismo faz com que ele consiga alternar seu olho dominante. Sua outra condição, chamada coloboma, faz com que sua pupila seja permanentemente dilatada. Por esse motivo, ele nunca conseguiu tirar sua carteira de motorista – mas isso curiosamente não o impediu de praticar o esporte. 

“Eu não enxergo claramente. Mas o problema do cavalo com alças é que se eu mantiver os óculos eles vão voar para algum lugar. É tudo uma questão de sentir o equipamento. Eu nem vejo quando estou fazendo minha ginástica. Está tudo nas mãos. Posso sentir tudo.”

O ginasta costumava usar óculos esportivos nas competições como sua marca registrada, lhe rendendo outro apelido pelos seus companheiros de equipe: The Specs. Porém, ele acabou deixando o acessório de lado para as Olimpíadas. 

Foto: Ezra Shaw/Getty Images


“Os garotos do cavalo com alça são normalmente apenas geeks, nerds e esquisitos”, brincou o treinador Bob Gonzalez em entrevista ao NY Times. “Eles não são necessariamente atraídos pela parte acrobática da ginástica. Eles são muito meticulosos. A parte inicial do treinamento do cavalo com alças é muito chata. As crianças que gostam de fazer aquela parte chata simplesmente não são crianças típicas.”

Além de ser determinante para a conquista do bronze em equipes, Stephen também garantiu o bronze na final individual do cavalo com alças. Matt Carbone, um dos responsáveis pela academia onde Nedoroscik treinava, falou mais sobre o impacto da ascensão do ginasta durante os Jogos Olímpicos:



“Nosso telefone tocou o dia todo com pessoas da região ligando e querendo inscrever seus filhos e querendo que eles fizessem ginástica competitiva. Este é o reconhecimento que o esporte precisava desesperadamente. A ginástica masculina precisava de Stephen.”