Por Grace Ketly Barbosa da S. Lima, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

A Olimpíada de Paris 2024 está transformando como vemos os esportes. A capital francesa, berço histórico da inovação, está utilizando as mais recentes tecnologias para criar uma experiência única para atletas, espectadores e organizadores. Desde a inteligência artificial até a realidade aumentada, a tecnologia está no centro das atenções, prometendo um futuro mais inteligente e conectado para o mundo dos esportes.

Inteligência Artificial em destaque

A Inteligência Artificial (IA) é a grande protagonista dos Jogos de Paris 2024. Com aplicações como a proteção de atletas, por experiências de transmissão aprimoradas e gestão eficiente de energia.

Em uma iniciativa pioneira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou a Agenda Olímpica de IA em abril de 2024, destacando o impacto transformador que a IA poderia ter nos esportes. Esta edição está servindo como palco de estreia para muitos avanços.

Desde a otimização de logística e treinamento até a criação de experiências imersivas para o público, a IA está presente em todos os cantos. Plataformas, como a da Intel, estão demonstrando como essa tecnologia pode revolucionar o esporte, oferecendo análises de desempenho mais precisas e personalizando a experiência dos atletas.

O presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou a importância da IA ​​na proteção dos atletas contra abusos cibernéticos durante os Jogos: “O COI usará IA nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em diferentes áreas. Um aspecto muito importante é a proteção contra o abuso cibernético, uma vez que esperamos cerca de meio bilhão de publicações nas redes sociais durante estes Jogos.”, disse em entrevista ao Olympics.

Foto: Intel

Outras inovações que marcam os Jogos

Além da IA, outras tecnologias estão transformando a Olimpíada de Paris. Aqui estão algumas das principais inovações:

  • Realidade Aumentada: locais de competição foram equipados com sensores IoT avançados, que coletam dados e os transmitem pela internet, e dispositivos conectados para aprimorar a experiência do espectador. Esses estádios inteligentes fornecem informações em tempo real sobre disponibilidade de assentos, filas nos banheiros e filas nos estandes de concessão.

A conectividade Wi-Fi e 5G aprimorada está garantindo comunicação e streaming contínuos, permitindo que os fãs acessem estatísticas ao vivo, replays e informações dos atletas na ponta dos dedos.

Foto: Divulgação/AFP
  • Cronometragem e imagens de alta precisão: A Omega, tradicional parceira dos Jogos Olímpicos, leva para Paris o Scan ‘O’ Vision Ultimate, uma câmera de última geração que capta 40.000 imagens digitais por segundo nas linhas de chegada. A empresa suíça também oferece uma tecnologia de visão computadorizada que rastreia atletas e objetos durante os eventos, fornecendo dados valiosos de desempenho e gráficos Vionardo com visualização em 4K UHD. Os gráficos serão fornecidos para a OBS (Olympic Broadcasting Services, os Serviços Olímpicos de Transmissão) e distribuídos para detentores de direitos de mídia em todo o mundo.
Foto: Omega

  • Sustentabilidade: Esta edição olímpica está colocando em prática soluções tecnológicas para promover a sustentabilidade, como o uso de energia renovável, como energia solar e eólica, e a redução de resíduos. Um dos objetivos dos Jogos é ser uma das edições mais sustentáveis de toda a história. A vila olímpica conta com edifícios energeticamente eficientes, com painéis solares, telhados verdes e sistemas inteligentes de gestão de energia.
Foto: Reprodução

  • Inovações em transmissão e engajamento: Os Serviços Olímpicos de Transmissão (OBS) utilizam IA para melhorar fluxos de trabalho internos, experiências do espectador, como storytelling e explicações dos eventos. Yiannis Exarchos, CEO da OBS, afirmou em entrevista ao Olympics: “Isso inclui colaborar com o Parceiro Olímpico Mundial Alibaba para fornecer um número recorde de sistemas de replay multicâmera […] para criar modelos tridimensionais e mapeamento de pontos de vista adicionais em 21 esportes e disciplinas. Isso proporcionará replays mais envolventes a partir de mais ângulos de câmera”. 

A Alibaba Cloud, em conjunto com a OBS, lançou a OBS Cloud em 2018 para apoiar a cobertura de transmissão de Tóquio 2020 e Pequim 2022. Esse sistema baseado em nuvem reduz a pegada de carbono, oferecendo uma alternativa a investimentos pesados para detentores de direitos de mídia e cidades-sede.