Está em curso a viagem sonora e cultural do multi-artista, MAM (@dj_mam), revisitando seus 35 anos de carreira. O artista carioca está levando suas batidas rítmicas e a alma festiva do Rio de Janeiro aos palcos europeus. MAM iniciou uma nova turnê no último dia 29 no Fusion Festival, um dos principais festivais da Alemanha e que celebra a cultura alternativa e a arte. Com um público de 65 mil pessoas, considerado como uma espécie de “Burning Man” europeu, o “Fusion” foi o cenário ideal para MAM desembarcar seu set “Sotaque Carregado” numa pegada mais cool, nos estilos como o downtempo.

Foi um sonho. A liberdade pulsante do evento em meio às minhas autorais cantadas no palco a releituras de clássicos foi incrível. O público veio junto. Foi uma grande celebração à democracia com falas engajadas socioambiental e politicamente”, celebra MAM.

A grande novidade da turnê é que MAM é o DJ residente da Casa Brasil nas Olimpíadas PARIS 2024 entre os dias 27 de julho e 10 de agosto, além de fazer o seu show solo no dia 01 de agosto.

Foto: Rorion Carvalho (@rorioncarvalhophoto)

Uma Viagem Cultural Encarnada no Figurino

Com figurinos considerados obras de arte, o manto Gira da série “A Cidade de Plástico” e a máscara com olhos de boi da série “A Floresta”, ambos assinados pelo artista plástico rOnA (@ronaartista) faz uma homenagem à sua trajetória e foi batizado por MAM de o “Caboclo Exu do Rio”. Suas vestes são um tributo às histórias das vielas do subúrbio carioca, dos terreiros de Umbanda, do colorido do carnaval das periferias, do vibrante bate-bola e de sua profunda  conexão com a cultura indígena e dos povos diaspóricos. Cada performance de MAM é uma celebração da diversidade cultural brasileira, uma fusão de ritmos e tradições que reverberam no palco e envolvem o público.

Foto: Rorion Carvalho (@rorioncarvalhophoto)

Colaborações e Lançamentos

A turnê europeia marca o início de uma série de lançamentos musicais ao longo do segundo semestre, culminando em seu novo álbum que promete ser tão eclético quanto o próprio artista. Este trabalho inclui colaborações como a parceria com a banda Bixiga 70, que estará, coincidentemente, junto de MAM em três momentos diferentes do tour: No Fusion na Alemanha, no Colours Of Ostrava na República Tcheca e MAM faz uma participação especial no show dos paulistas no B.Leza em Lisboa. A música instrumental em parceria com a big band faz parte da série de remixes que MAM lançará em meio às suas músicas autorais.

Agenda Completa da Turnê

29 de Junho: Fusion Festival, Alemanha

02 de Julho: Filmkunstbar Fitzcarraldo, Berlim, Alemanha

03 de Julho: Folkwang University of the Arts, Bochum, Alemanha

Talk e Workshop “Culturas de Resistência – Uma Introdução à Diversidade da Música Brasileira”. Instituto onde MAM desenvolveu uma produção musical online com os  alunos do durante a pandemia resultando no álbum “Sotaque Carregado Outernational” reunindo 50 artistas de mais de 10 países e 12 etnias. 

18 de Julho: B.Leza, Lisboa, Portugal

Participação especial na abertura do show da banda Bixiga 70 e lançamento de single

19 e 20 de Julho: Colours of Ostrava, República Tcheca

Maior festival do país, único DJ brasileiro no evento ao lado da banda Bixiga  70; Mam se apresenta nos dois dias, logo após o headline Lenny Kravitz.

27 de Julho a 10 de agosto: dj residente da Casa Brasil nas Olimpíadas PARIS 2024.

01 de Agosto: show solo na Casa Brasil nas Olimpíadas PARIS 2024.

01 de Setembro: Sabura, Sesimbra, Portugal

DJ Mam está criando o Movimento “3F” junto ao curador do festival Marcos Esteves, relacionando os estilos musicais do funk, fado e funana -CaboVerde

27 de Setembro: Casa da Música, Porto, Portugal

Festa “Sotaque Carregado” de DJ MAM no encerramento do show de Criolo.

28 de Setembro: Mundu Nôbu Experience, Lisboa, Portugal

Festival à convite de Dino D’Santiago, ao lado de nomes como Mayra Andrade e Criolo

Foto: Rorion Carvalho (@rorioncarvalhophoto)

Sobre MAM

Multi-artista, músico, compositor, cantor, performer, produtor musical, curador, diretor de arte e DJ. Marco Aurélio Marinho, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, é ativista das causas indígenas e climáticas. É criador e curador do Festival Demarcação Já Remix.

MAM se apresentou em importantes megaeventos como o Réveillon de Copacabana. Internacionalmente, subiu aos palcos do Roskilde Festival (Dinamarca), MIDEM Latinamerica, WOMAD (Chile e Ilhas Canárias), AME – Atlantic Music Expo (Cabo Verde) e MIMO Portugal.

Realizou parcerias em colaborações com artistas, como Elza Soares, Gilberto Gil, Alceu Valença, Dona Onete, Chico César, Criolo, Luedji Luna e outros.