Por: Igor Serrano

Boa parte do planeta parou para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no dia 26 de julho. O grande chamariz era o ineditismo de ocorrer fora de uma instalação esportiva, com as delegações desfilando em 85 embarcações pelo Rio Sena. A celebração, por sua vez, entregou muito mais do que isso. O espetáculo a céu aberto, com direção artística de Thomas Jolly, reuniu passado, presente e futuro, valores olímpicos, diversidade e contou a história da cidade, do povo e do humor francês em doze atos: encanto, sincronia, liberdade, igualdade, fraternidade, sororidade, espírito esportivo, festividade, escuridão, solidariedade, solenidade, eternidade.

Grandes nomes do esporte como Zinedine Zidane, Teddy Rinner, Marie-José Perec, Serena Willians, Tony Parker, Rafael Nadal, Carl Lewis, Nadia Comaneci e Amélie Mauresmo estiveram presentes ao longo das etapas. Além disso, vimos apresentações musicais de Lady Gaga, Axelle Saint-Cirel, Gojira, Marina Viotti, Aya Nakamura, Juliette Armanet, Sofiane Pamart e Celine Dion, além de bailarinos e artistas fazendo performances de diversas cenas ligadas ao roteiro. 

Interpretações, gostos e visões sobre a cerimônia à parte, pensamos em alguns nomes que podem abrilhantar ainda mais o encerramento dos Jogos de Paris 2024, previsto para o dia 11 de agosto.

Cinema

Omar Sy

Foto: Dominique Jacovides/Bestimage

Um dos maiores nomes do cinema francês dos últimos anos, o ator Omar Sy é conhecido por papéis marcantes em filmes como ‘Samba’, ‘Os Intocáveis’, ‘Uma família de dois’ e, mais recentemente, como o protagonista da série ‘Lupin’ (Netflix).

Bérénice Bejo

Foto: Gareth Cattermole / Getty Images

Famosa pelo papel no melhor filme do Oscar de 2012 (‘O artista’), a atriz Bérénice Bejo é um dos grandes nomes do audiovisual da França das últimas décadas. Intérprete da protagonista de ‘O passado’ (2013), ela, recentemente, pode ser vista em ‘Sob as águas do Sena’ (Netflix).

Romain Duris

Foto: Cannes Magnum/Jeremy Melloul/Bestimage

Outro rosto muito conhecido em produções francesas e internacionais, o ator ganhou notoriedade pela trilogia ‘O albergue espanhol’/‘Bonecas russas’/‘O enigma chinês’. Em 2021, interpretou o criador do ponto turístico mais famoso do país em ‘Eiffel’, cinebiografia de Gustave Eiffel.

Música

Stromae

Foto: Alique

Responsável por dirigir o vídeo oficial de Paris 2024, o cantor Stromae (nome artístico de Paul Van Haver) é um dos mais famosos francófonos do planeta, muito por conta de seu hit viral ‘Alors on danse’ e de sucessos como ‘Formidable’ e “Papaoutai’.

Zaz

Foto: LUCAS BARIOULET / AFP

A cantora Zaz (nome artístico de Isabelle Geffroy) mescla o pop francês com o chamado “gypsy jazz” em suas canções. Seu hit mais famoso, “Je veux”, conta com mais de 210 milhões de reproduções. Ela já ocupou o posto, que hoje pertence à Aya Nakamura, de cantora de língua francesa mais tocada no mundo. Em 2023 se apresentou em São Paulo.

Phoenix

Foto: Kevin Buitrago

O rock esteve presente na cerimônia de abertura com o death metal progressivo do Gojira em dueto com a cantora de ópera, Marina Viotti. Outro representante do segmento das guitarras, a banda de indie rock, Phoenix, poderia ser um bom número musical no encerramento. O quarteto foi atração do Lollapalooza Brasil 2024.

Futebol

Kylian Mbappé

Foto: Franck Fife/AFP/Getty Images

Na cerimônia de abertura, Zinedine Zidane ganhou bastante destaque. Desta maneira, nada mais justo que o encerramento conte com o maior nome do futebol francês da atualidade, o atacante campeão da Copa de 2018 e recém-transferido para o Real Madrid, Kylian Mbappé.

Eric Cantona

Foto: Corbis / Getty Images

O ex-jogador do Manchester United, lembrado por dar uma voadora em um torcedor fascista que o ofendeu durante uma partida, Eric Cantona também é ator, diretor e, mais recentemente, cantor. Cantona é um grande defensor de pautas humanitárias.

Direitos Humanos e Sustentabilidade

Malala Yousafzai

Foto: Simon Davis/DFID

Mais jovem vencedora da história do Prêmio Nobel da Paz, a muçulmana Malala Yousafzai é um dos grandes nomes da defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação. Já foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e discursou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) cobrando maiores oportunidades globais de escolas. Seria um grande nome para uma mensagem de paz no encerramento.

Francisco Vera

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os Jogos de Paris 2024 se apresentam como os mais sustentáveis de todas as edições. Se meio ambiente e sustentabilidade são temas dessa celebração esportiva, a presença de Francisco Vera, 14 anos e primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática para a América Latina e o Caribe nomeado pela UNESCO, é essencial.

Los Angeles 2028

Normalmente, no final das cerimônias de encerramento de cada Olimpíada há um espaço para o próximo país anfitrião dos Jogos. Pensamos que dois nomes poderiam representar Los Angeles 2028:

Colin Kaepernick

Foto: Carmen Mandato/Getty Images/AFP

Quarterback, Colin Kaepernick chamou a atenção do mundo por seu talento e, também, por seu ativismo contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos. Em 2016, ele passou a se ajoelhar antes do hino estadunidense. Desde então, esse gesto é muito repetido em diversos esportes e por alguns atletas nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Sua história pode ser conferida na série ‘Colin em preto e branco’ (Netflix).

Megan Rapinoe

Foto: AP/Independent

Ex-jogadora da Seleção de futebol dos Estados Unidos, Rapinoe é um dos grandes nomes da modalidade, conquistando uma medalha de ouro olímpica e duas Copas do Mundo, além de ter sido eleita pela FIFA a melhor atleta de 2019. Não bastasse, é uma grande ativista pelos direitos LGBTQIAPN+ e pela justiça racial. Foi também uma das lideranças da seleção feminina estadunidense na busca pela igualdade salarial diante da masculina, junto a Suprema Corte do país.

E você? Quem você gostaria de ver na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024?