Após aprovação no Senado, o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei 2229/21 que cria o Dia Nacional do Funk, no dia 12 de julho. Em São Paulo, o Dia do Funk é comemorado em 7 de julho, como homenagem a MC Daleste, assassinado durante um show em Campinas em 2013.

“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”, publicou o presidente em seu perfil no Instagram.

Este Projeto reconhece a importância do movimento Funk para o país, valorizando a expressão cultural e o ritmo desenvolvido a partir das periferias, bem como reconhece o potencial econômico dele, responsável pela transformação da vida de diversos jovens MCs e dançarinos. A escolha da data é uma reverência ao primeiro Baile da Pesada, festa precursora para a popularização do gênero, em 12 de julho de 1970.