Incêndio florestal nos Estados Unidos queima área maior do que Los Angeles
A intensidade das chamas e a vasta área afetada levaram à mobilização de quase 4 mil bombeiros
O Park Fire, considerado o maior incêndio florestal da Califórnia este ano, já devastou uma área maior do que a cidade de Los Angeles, com mais de 1.455 quilômetros quadrados consumidos pelas chamas até o domingo (28). Esse incêndio é apenas um dos mais de 100 queimando atualmente nos Estados Unidos, de acordo com o Centro Nacional Interagências de Incêndios norte-americano. A intensidade das chamas e a vasta área afetada levaram à mobilização de quase 4 mil bombeiros, além de helicópteros e aviões-tanque, na luta contra o fogo.
O Park Fire começou na quarta-feira (24), quando um homem empurrou um carro em chamas em um desfiladeiro em Chico e depois fugiu. O acusado foi preso na quinta-feira (25). Até agora, as autoridades não registraram mortes nos incêndios Park e Borel, mas destacam que a desobediência às ordens de evacuação pode aumentar o perigo para todos.
Impacto ambiental e humano
Milhões de pessoas no noroeste dos EUA e no oeste do Canadá estavam sob alertas de qualidade do ar no domingo devido à fumaça densa gerada pelos incêndios. Comunidades como Paradise, que já foi devastada pelo Camp Fire em 2018, e outras áreas no Condado de Butte, estão sob aviso de desocupação. Garrett Sjolund, chefe dos bombeiros do Condado de Butte, relatou que Cohasset exibia sinais da devastação, com veículos e caixas de correio cobertos por retardante de fogo rosa e detritos queimados espalhados pela região.
Esforços de combate e desafios
Apesar de um progresso significativo no combate ao incêndio, impulsionado pela melhoria das condições climáticas no domingo, as autoridades continuam enfrentando desafios consideráveis. “O incêndio está surpreendendo muitas pessoas com seu crescimento explosivo”, afirmou Jay Tracy, porta-voz do quartel-general do Park Fire. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu avisos de “bandeira vermelha” devido a combustíveis secos e ventos fortes, aumentando o risco de novos focos de incêndio em várias regiões, incluindo Idaho, Montana, Utah, Colorado, Wyoming e partes da Califórnia.
Andrew Freeborn, do Departamento de Bombeiros do Condado de Kern, ressaltou a importância de obedecer às ordens de evacuação. “Este incêndio está se movendo em um ritmo e com uma intensidade que as pessoas não devem pensar que podem esperar até o último minuto. Elas precisam sair do caminho.”
Perspectivas futuras
Embora sejam esperadas temperaturas mais frias até o meio da semana, os meteorologistas alertam que isso não garantirá o fim dos incêndios existentes. As equipes de combate ao fogo continuam focadas em salvar vidas e propriedades, com planos de extinguir pontos quentes e remover perigos nos próximos dias. As autoridades também estão avaliando os danos em áreas como o leste de Oregon e Idaho, onde o Gwen Fire já consumiu cerca de 111 quilômetros quadrados.