A nova geração de atletas brasileiros
Uma nova geração de atletas brasileiros surgem como promessas para conquistar medalhas e levar o nome do país ao topo do pódio.
Por: Grace Ketly Barbosa da S. Lima
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 representam uma oportunidade para o Brasil reafirmar sua força no cenário esportivo internacional. Com uma história de conquistas olímpicas, o país se prepara para apresentar novos talentos que prometem brilhar na capital francesa. O evento será um palco para jovens atletas que têm se destacado em suas modalidades, com potencial de trazer medalhas e elevar o prestígio do esporte nacional.
Modalidades em Destaque
O Brasil deposita grandes expectativas em várias modalidades para Paris 2024. A ginástica, o skate e o atletismo têm se mostrado campos férteis para o surgimento de estrelas em ascensão.
Além deles, a natação, o vôlei de praia e o judô são modalidades onde o Brasil tradicionalmente se destaca e que prometem novas conquistas. A natação, por exemplo, conta com novos talentos como Guilherme Costa, que vem quebrando recordes nacionais em diversas provas.
Destaques Individuais em Ascensão
Raicca Ventura: Atleta do skate park, nascida em Santo André (SP), é considerada uma das promessas da modalidade. Com apenas 17 anos, Raicca tem brilhado nas competições com suas manobras aéreas e velocidade, dona da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e atual campeã Brasileira de Park Skateboarding 2023, ela é a melhor brasileira no ranking Olímpico do skate park, na sétima colocação.
Tatiana Weston-Webb
Filha do surfista Inglês Douglas Weston-Webb e da bodyboarder Tanira Guimarães, tendo o Surfe no seu DNA, a atleta possui dupla nacionalidade. Inicialmente representante dos EUA no esporte, optou em 2018 em representar o Brasil: “Quando eu decidi virar brasileira de verdade, minha vida mudou. Eu estou representando mais do que um país, estou representando pessoas que sonham e lutam para correr atrás dos seus sonhos”, disse em entrevista ao UOL durante os jogos olímpicos de Tóquio 2020. Vice-campeã do ISA Games, em Porto Rico, Weston-Webb costuma ir bem nas ondas de Teahupo’o, chegando às semifinais da etapa no Circuito Mundial em 2023 e 2024.
Willian Lima
O judoca de 24 anos é a novidade para Paris 2024. Estreante em jogos olímpicos, é uma das maiores promessas da modalidade neste ciclo. Campeão Mundial Júnior, o atleta, que defende o E.C. Pinheiros, revelou em entrevista ao Podsport parte da sua preparação para competição: “Venho trabalhando muito a minha parte psicológica, que já foi um ponto fraco meu”. Cabeça de chave da categoria até 66kg, conquistou o bronze no Grand Slam do Uzbequistão e também no torneio da Geórgia, recentemente.
Maria Clara Pacheco
Destaque do Taekwondo, a atleta de 20 anos está no seu segundo ano na equipe principal da modalidade. Aos 19 anos, foi bronze no Campeonato Mundial na categoria até 57kg e em 2024 já garantiu ouro no Aberto do Canadá e bronze no US Open.
As expectativas para Paris 2024 são altas. Com uma geração de atletas talentosos e dedicados, o Brasil espera aumentar seu número de medalhas e consolidar sua posição como potência olímpica. Com jovens atletas determinados a alcançar o topo, o futuro do esporte nacional parece brilhante.
Os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão transmitidos no Brasil pela TV Globo, Sportv11, CazéTV e pelo Olympics.