Por Daniel Santana, para a Cobertura Colaborativa Paris2024 da NINJA Esporte Clube

Nathalie Moellhausen, a esgrimista brasileira, acabou derrotada no seu primeiro duelo nas Olimpíadas de Paris 2024 e deu adeus à competição neste sábado (27).

A brasileira teve uma internação de emergência dias antes da estreia, foi diagnosticada recentemente com um tumor benigno nas costas e vem sofrendo com dores crônicas. Isso a afetou tanto na preparação para Paris quanto durante a competição.

A esgrimista buscava o feito inédito de trazer a medalha de ouro para o Brasil, completando sua trajetória de vitórias.

Filha de pai italiano e mãe brasileira, Nathalie começou sua trajetória olímpica em Londres, competindo pela equipe italiana, mas, após os jogos, optou por disputar eventos representando o nosso país. Em entrevista ao Olympics.com em 2022, ela destacou toda essa questão entre Itália e Brasil.

Foto: Divulgação: Comitê Olímpico Brasileiro

“É preciso coragem para mudar de nacionalidade e largar um país para ir para o outro. Pode ser visto como traição, como foi por algumas pessoas. Mas eu sabia que o tempo ia dizer tudo, que se um dia eu ganhasse pelo Brasil, eu nunca ia dar as costas para a Itália.”

Competindo com as cores verde e amarela, Nathalieobteve resultados expressivos ao longo dos últimos anos, como o sexto lugar na competição individual nos Jogos do Rio em 2016, o título inédito do campeonato mundial em 2019 e um ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023.

Atual número cinco do ranking mundial, Moellhausen vai retirar tumor benigno na próxima semana. Força Natalie!