Estudante cria horta comunitária para diabéticos e promove práticas agrícolas sustentáveis no RJ
O objetivo do projeto é promover práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a alimentação saudável
Maria Eduarda Carvalho, aluna de 17 anos da 3ª série do Colégio Estadual Agrícola (CFFA CEA) Rei Alberto I (@ceffaceareialberto), em Nova Friburgo, desenvolveu o projeto ‘Hortas Urbanas’ com o objetivo de promover práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a alimentação saudável. Integrado ao curso Técnico de Agropecuária do Ensino Médio, o projeto também inclui uma pesquisa bibliográfica sobre novos hábitos alimentares e o papel do técnico agrícola. O projeto visa, entre outros objetivos, atender pessoas com diabetes, incentivando a produção caseira de alimentos.
Para isso, foi criada uma horta comunitária na sede da Associação de Diabéticos de Nova Friburgo – ADINF (@adinf2020), com a participação ativa dos associados. Mais de 700 mudas foram plantadas, incluindo salsa, cebolinha, cebola de cabeça, brócolis, repolho, alface crespa e roxa, almeirão, rabanete e beterraba, todas doadas pelo colégio Rei Alberto I, que é referência em ensino integral, oferecendo cursos técnicos em Administração e Agropecuária. A fazenda-escola utiliza há três décadas a abordagem da “pedagogia da alternância”, que visa integrar a experiência do estudante rural com sua vida cotidiana, promovendo uma troca contínua de saberes entre o ambiente familiar, de trabalho e o escolar.
A iniciativa da aluna demonstra um compromisso não apenas com a agricultura, mas também com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Maria Eduarda pretende seguir carreira em agronomia após concluir o Ensino Médio, buscando aprofundar seu conhecimento e contribuir ainda mais para o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis.
O município de Nova Friburgo é o principal polo de produção agrícola do Estado do Rio de Janeiro. Projetos como o ‘Hortas Urbanas’, valorizando práticas sustentáveis, são exemplos do impacto positivo que a educação pode ter na comunidade, formando jovens profissionais conscientes e comprometidos com um futuro sustentável.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro