Por Laura Dozza Reis

Você sabia que, originalmente, a palavra “Olimpíada” vem do grego “Olympiás”, usada para descrever, como medida temporal, o intervalo de quatro anos entre os Jogos Olímpicos da Antiguidade? E que o uso do adjetivo “olímpico” refere-se ao conjunto de montanhas do Olimpo, entre a Tessália e a Macedônia, supostamente a morada dos deuses mitológicos, e que os dicionários de Língua Portuguesa apresentam o termo “Olimpíadas”, no plural, para descrever os Jogos Olímpicos modernos que se realizam desde 1896?

Diferentes pronúncias, termos similares, contextos diferentes. Como saber a melhor aplicação quando queremos falar sobre a competição esportiva? 

Vejamos, o termo “Olimpíadas”, no plural, deve ser utilizado para se referir aos Jogos Olímpicos de forma geral – “As Olimpíadas modernas começaram em 1896” – ou a múltiplas edições dos jogos – “A atleta Formiga competiu em sete Olimpíadas”.

Enquanto o singular, “Olimpíada”, descreve uma edição em específico – “Dia 26 de julho inicia a Olimpíada de Paris” – como acontecerá apenas um evento, o termo no singular é o mais adequado. 

Mas afinal, quais fatores causam essa confusão? 

Segundo abordado pelo professor de português, Rafael Riemma, à revista Valor, três fatores podem gerar a dúvida e a confusão das pronúncias: 

  1. Uso coloquial versus o termo técnico: no dia a dia os termos são utilizados de forma intercambiável, porém em contextos técnicos é preciso uma distinção mais rigorosa.
  2. A interpretação contextual: a diferença entre singular e plural depende do contexto em que os termos são usados.
  3. A influência de outros idiomas: no inglês, onde “Olympics” sempre se apresenta no plural.

Para evitar tal confusão, a sugestão feita pelo professor é trazer clareza na comunicação, especificando a edição ou aspecto referido, além de aplicar consistência no uso dos termos para evitar ambiguidades ou gerar mais dúvidas.

Esclarecidas as diferenças entre Olimpíada e Olimpíadas, vale ressaltar que o uso da expressão “Jogos Olímpicos”, será sempre no plural, porque se refere aos jogos que serão realizados durante a Olimpíada: “Os Jogos Olímpicos de Paris serão os primeiros após a COVID-19.” E mais, toda partida realizada na competição é um “jogo olímpico”.

Assim, entender e aplicar corretamente os termos depende do contexto e garantirá uma melhor precisão na comunicação.