Democratizar o acesso ao audiovisual é um importante debate dentro do setor. Com essa motivação, o curitibano Guilmour Rossi criou o Libreflix, plataforma de streaming totalmente gratuita, que está realizando uma parceria com a SEDA – Semana do Audiovisual, evento que acontece de 6 a 14 de julho, em São Paulo.

Após uma convocatória de filmes de curta e média-metragem, a SEDA SP irá disponibilizar gratuitamente, uma seleção de filmes com as temáticas: Negritude, LGBTQIAPN+, Indígena, PCDs e Periferia de SP. Os filmes ficarão hospedados na plataforma Libreflix, que desde 2007, defende novas formas de compartilhamento da cultura. “Formas que atinjam todas as pessoas, principalmente as que não podem pagar por ela. Formas que conectem os artistas direto com os fãs. E até formas que permitam que artistas criem algo novo à partir do trabalho de outros artistas. Cultura é ciência, é poesia e é de todo mundo”, diz a descrição oficial da plataforma.

De acordo com a Vice, atualmente 14 mil contas foram registradas no site. A média diária de acessos únicos é de três mil – dos quais metade são de usuários que chegaram pela primeira vez à plataforma. “Nossa tarefa agora é ter uma relação mais próxima com quem usa a plataforma, para que, mesmo depois do entusiasmo inicial, eles voltem quando estiverem procurando alguma produção audiovisual para assistir”, afirma Guilmour.

Guilmour Rossi. Foto: Reprodução/Instagram

O criador do Libreflix disse ainda que os planos futuros incluem chegar a mais pessoas e, assim, fomentar a ideia de software, cultura e streaming livre. “Dentre essas ideias estão, por exemplo, a melhoria dos aplicativos para smartphones – que é o principal meio de acesso à internet da galera que a gente quer chegar –, e o fortalecimento de tecnologias descentralizadas para a transmissão e downloads dos vídeos”, diz.

A parceria com a Semana do Audiovisual, tem a possibilidade de fazer tanto a plataforma, quanto o evento, chegarem a mais pessoas, em uma escala nacional. A convocatória recebeu centenas de filmes de todo o país, e dos inscritos, foram selecionados em torno de 50 filmes, que agora podem ser acessados por todas as pessoas, gratuitamente, de qualquer lugar do país.

Para assistir aos filmes da Mostra SEDA PLAY, clique aqui!

Sobre Guilmour Rossi

Guilmour é engenheiro de software, hacktivista e viajante que ama a natureza e as pessoas; e ama também a possibilidade de poder entendê-las. Trabalha no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) como engenheiro de software sênior e tutor de graduação. É bacharel em Sistemas de Informação pela na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e tecnológo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, tem alguns projetos e invenciones rodando sob uma microempresa chamada Guilst.

Seus maiores interesses de trabalho e estudo são: software livre, cibercultura, ciência de dados, privacidade do usuário, cinema e justiça social. É idealizador-voluntário de alguns projetos em software livre, como: Libreflix, Acredito.me, OcupaParaná, Temer Golpista, entre outros.

Sobre a SEDA SP

De 6 a 14 de julho, acontece a SEDA – Semana do Audiovisual, evento que une cinema, encontros, conversas, e claro, muita diversão. Em formato híbrido, a SEDA SP vai ocupar a Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA localizada em São Paulo (SP), um dia de programação na Agência Solano Trindade, em Campo Limpo, distrito da Zona Sul da cidade São Paulo, além de contar com uma mostra online composta por 50 filmes.

A programação presencial será totalmente gratuita, e contará com sessões de filmes que ganharam destaque no cenário contemporâneo nacional, debates sobre as produções exibidas e acerca de temas relevantes e urgentes do setor audiovisual, encontros de comunidades e figuras notáveis do cinema brasileiro, e festas imperdíveis para fechar as noites do evento com muita energia.

Em São Paulo, a SEDA é uma realização da Associação Coletivo Cultural através da Cine NINJA, com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.