Por Mariana Walsh e Victoria Paim

Há quase três anos, o Brasil festejava a conquista de uma das medalhas olímpicas mais surpreendentes da sua história. No dia 31 de julho de 2021, Laura Pigossi e Luisa Stefani se consagraram e emocionaram o país inteiro ao subirem no pódio dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O bronze, alcançado na disputa das duplas femininas do tênis, foi a coroação perfeita para uma campanha extraordinária, que por pouco não aconteceu, das brasileiras no torneio. 

Menos de duas semanas antes do início das Olímpiadas, elas nem sonhavam em participar do evento, muito menos em conquistar uma medalha. Isso porque, a dupla não estava classificada para a disputa, mas devido a realocação de algumas vagas, elas acabaram sendo chamadas as vésperas da competição. Apesar do pouco tempo de preparo, tudo foi se ajeitando e encaminhado para o desfecho perfeito: uma conquista inédita para o Brasil.

O bronze teve gostinho de ouro. E tem um peso de toda a história que a gente passou para conseguir. Para conquistar essa medalha, teve muito suor, muita lágrima, teve um time incrível e muita vontade.” – declarou Luísa ao portal GE.

A caminhada até o pódio 

A dupla formada pelas brasileiras nunca foi uma das favoritas a alcançar o pódio no Japão, mas a cada jogo foram mostrando o seu potencial. Na estreia, superaram as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman por 2 sets a 0. Em seguida, já na rodada de oitavas de final, tiveram um jogo equilibrado contra as tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrousova, mas ganharam por 2 sets a 1.

Nas quartas de final, mais um duelo complicado. As adversárias, a forte dupla norte-americana formada por Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula, exigiram muito de Laura e Luisa, que precisaram se superar para garantir uma vitória por 2 sets a 1. Na partida válida pela semifinal, as suíças Belinda Bencic e Viktorija Golubic foram melhores e venceram por 2 sets a 0. Apesar da derrota, o sonho da medalha inédita ainda estava vivo para as brasileiras.

Na disputa pelo bronze, a dupla verde e amarela começou perdendo o primeiro set após um início ruim, mas empataram o jogo ao vencerem a segunda parcial. Em um tie-break emocionante, onde chegaram a ter 9/5 contra no placar, Laura e Luisa reagiram de maneira épica para virar o jogo e assegurar um lugar no pódio. Assim, o Brasil conquistou sua primeira medalha olímpica no tênis.