Deputada indígena foi a única a enviar verba parlamentar para mudanças climáticas
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) foi a única parlamentar brasileira que enviou recursos por meio de emendas parlamentares para ações relacionadas às mudanças climáticas
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) foi a única parlamentar brasileira que enviou recursos por meio de emendas parlamentares para ações relacionadas às mudanças climáticas. A Câmara tem 513 parlamentares. Essa informação é pública e pode ser consultada no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) do governo federal.
As emendas parlamentares, instrumentos legais pelos quais deputados e senadores direcionam valores do Orçamento Federal para suas bases eleitorais, foram utilizadas pela deputada Xakriabá para promover a implementação e o acompanhamento da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Em 2023, ela destinou R$ 1 milhão, que é administrado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento e a consolidação de informações sobre ações voltadas para a redução de emissões e remoção de gases de efeito estufa. Além disso, busca identificar e promover iniciativas de integração entre diversos acordos internacionais, como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris.
Célia Xakriabá, doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e líder indígena, fez história ao tornar-se a primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais. Sua atuação política se destaca não apenas pela representatividade, mas também por seu compromisso com pautas ambientais e sociais. Recentemente, foi uma das lideranças a frente do Acampamento Terra Livre.