Após quase 15 meses de detenção e quatro negativas de liberdade condicional, o ex-jogador Daniel Alves, condenado por agressão sexual, deixou a prisão de Brians 2, localizada a 40 quilômetros de Barcelona, nesta segunda-feira (25). O brasileiro foi acompanhado por sua mãe, advogada e um amigo ao sair da instituição penal, onde esteve desde janeiro de 2023, quando foi detido preventivamente durante as investigações do caso.

A decisão judicial que permitiu sua liberdade provisória foi emitida pela Audiência Provincial de Barcelona na semana passada, após a quarta solicitação de Alves ser aceita. O ex-jogador também teve que arcar com uma fiança de 1 milhão de euros para garantir sua soltura, valor que foi pago nesta manhã.

Daniel Alves, ao deixar a prisão, enfrenta uma série de restrições impostas pelo tribunal. Ele deve manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, seu local de trabalho e outros lugares frequentados por ela.

Além disso, está proibido de se comunicar com a denunciante por qualquer meio e não pode deixar o território espanhol. O ex-jogador também deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quando solicitado pela autoridade judiciária.

A condenação de Alves, que recebeu uma sentença de quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual, está atualmente em processo de apelação. Sua defesa recorreu da decisão original e aguarda a sentença definitiva.