Saiba quais foram as cinco categorias que o Oscar demorou a criar
A premiação evoluiu durante sua história e passou a contemplar categorias que, inicialmente, não eram convidadas para a festa
Por Lady de Rosas*
A primeira entrega do Oscar aconteceu em 1929 e contava com apenas 12 categorias oficiais. Com o passar do tempo, esse número foi aumentando e novos profissionais foram reconhecidos. Algumas categorias, porém, demoraram bastante para aparecer na premiação.
Figurino
Apenas em 1949 a categoria foi introduzida, sendo dividida em “colorido” (vencida por “Joan of Arc”) e preto e branco (vencida por “Hamlet”). Isso durou até 1968, quando as duas foram unificadas oficialmente.
Filme Internacional
Chamada até 2019 de “Filme Estrangeiro”, a categoria foi criada em 1957 e premiou “A Estrada”, de Federico Fellini. Antes disso, alguns filmes de outros países haviam recebido um prêmio especial honorário.
Curta Metragem
A categoria surgiu em 1958 e premiou “The Wetback Hound”, produzido por Walt Disney. Ele se tornaria um recordista da premiação, recebendo 26 estatuetas no total.
Maquiagem
Após diversos protestos no ano anterior pela não-criação da categoria para premiar a impressionante maquiagem de “O Homem Elefante”, finalmente o primeiro Oscar é entregue para “Um Lobisomem Americano em Londres”. O trabalho de Rick Baker no filme impressionou até o popstar Michael Jackson, que o chamou para trabalhar no clássico clipe de “Thriller”.
Longa metragem de animação
Em 2002, o primeiro prêmio da categoria foi entregue para “Shrek”, da DreamWorks. Foi no mínimo irônico que a estreia da categoria não tenha premiado um filme do Walt Disney Studios. Antes disso, apenas “A Bela e a Fera”, da própria Disney, havia sido indicado a melhor filme em 1992.
Em 2026 teremos, inclusive, a estreia de uma nova categoria: Melhor Elenco. Quem será o primeiro vencedor?
*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024