Os desafios da Inteligência Artificial, uso de dados e desinformação são tema de debate em SP
Evento gratuito será realizado em São Paulo no dia 22 de novembro e reúne Jan Philipp Albrecht, o deputado federal Orlando Silva, a jornalista e ex-deputada Manuela D’Ávila e Fundador do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni
Os usos e abusos das ferramentas de Inteligência Artificial, como Chat GPT e Mid Journey ganharam atenção pública no Brasil em 2023. Notícias que vão das soluções para deter as mudanças climáticas à criação de “fake nudes” de meninas provocam reflexões sobre as intenções e os impactos destes recursos na disseminação de discursos de ódio contra mulheres, além da ampliação da desinformação.
Diante destes desafios, legisladores, governos e organizações da sociedade civil de várias partes do mundo têm procurado propor regulações que garantam direitos e deveres dos cidadãos e das empresas. A União Europeia tem sido pioneira neste tema ao aprovar uma legislação para regular as redes sociais e plataformas digitais, como a Lei de Mercados Digitais (DMA) e a Lei de Serviços Digitais (DSA). Enquanto isso, o Congresso brasileiro está prestes a votar o PL 2630, o PL das Fake News, e estão em andamento discussões sobre um marco regulatório para IA.
Para promover o diálogo a respeito destas questões, a Fundação Heinrich Böll, escritório Brasil promove, no dia 22 de novembro, o evento Dados, Desinformação e Democracia, em São Paulo. Atividade contará com a presença do ex-eurodeputado e copresidente da Fundação Jan Philipp Albrecht, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), a jornalista, escritora e ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) e o especialista em proteção de dados e fundador do Data Privacy Brasil, Bruno Bioni.
Sobre o desafio de equilibrar os direitos e os deveres da sociedade e das empresas, Jan Philipp Albrecht afirma :”Temos que garantir princípios básicos aplicáveis para as plataformas, como a estrutura legal que garanta direitos básicos como liberdade de informação, a liberdade de expressão e proteção contra a violência.”
Para participar do debate, que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, na Casa Manioca – Rua Joaquim Antunes 212 – Jardim Paulistano – São Paulo – é necessária inscrição prévia.
Agenda
O evento Dados, Desinformação e Democracia faz parte de uma série de atividades organizadas durante a primeira visita de Jan Philipp Albrecht ao Brasil.
Os destaques incluem o encontro com jovens de periferias que trabalham com produção cidadã de dados no Complexo da Maré, Rio de Janeiro; encontro com Estela Aranha, Secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, e João Brant, Secretário de Políticas Digitais da SECOM do Governo Federal, em Brasília; e conversando com os deputados federais Talíria Petrone e Nilto Tatto, membros da Frente Parlamentar Ambientalista e uma visita à Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo.