A situação dos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza continua tensa, uma vez que, até o momento, eles não foram autorizados a sair da região. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, havia anunciado anteriormente que o retorno ocorreria até esta quarta-feira, 8 de novembro. No entanto, o governo israelense ainda não liberou a lista final dos estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, o que levanta preocupações e incertezas entre os brasileiros retidos na região.

O grupo de 34 brasileiros e seus familiares está alojado na Faixa de Gaza desde o início dos bombardeios de Israel. Eles estão atualmente abrigados em um hotel na cidade de Gaza, sob a proteção das autoridades palestinas.

O governo brasileiro tem feito uma série de esforços para garantir o retorno seguro dos brasileiros à pátria. O ministro Mauro Vieira se reuniu com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, na última terça-feira, 7 de novembro, para discutir o caso e pressionar pela liberação imediata dos cidadãos brasileiros retidos na Faixa de Gaza.

O Brasil também está trabalhando em estreita colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a segurança e a saída dos brasileiros da região, afirmou o Itamaraty.

A imprensa brasileira tem acompanhado de perto a evolução do caso, e diversos veículos de notícias têm destacado a urgência da situação. O jornal O Globo publicou uma matéria com o título “Brasil sobe o tom: se algo ocorrer aos que estão em Gaza, relação pode ficar insustentável”, refletindo a crescente preocupação do governo brasileiro com a segurança de seus cidadãos na Faixa de Gaza.

A CNN Brasil também divulgou uma reportagem sob o título “Brasil pressiona Israel por liberação de brasileiros na Faixa de Gaza”, destacando os esforços do País para garantir a liberação dos cidadãos retidos. Enquanto isso, o Estadão noticiou que o governo brasileiro “espera liberação de brasileiros na Faixa de Gaza até quarta-feira”, ressaltando a data limite estabelecida pelo ministro Mauro Vieira para o retorno dos brasileiros.

Hasan Rabee, brasileiro que vive em Gaza, comemorou a abertura da fronteira em Rafah, em vídeo enviado para NINJA, e aguarda ser repatriado no Brasil. Um avião da Força Aérea Brasileira aguarda no Egito para trazer os brasileiros.

Leia mais:

https://midianinja.org/news/nao-ha-duvidas-de-crime-humanitario-nos-bombardeios-na-faixa-de-gaza-afirma-jamil-chade/

https://midianinja.org/news/brasileiros-ficam-fora-da-5a-lista-de-autorizados-a-deixar-gaza/

https://midianinja.org/news/contra-o-genocidio-sociologo-palestino-apela-ao-brasil-para-romper-relacoes-com-israel/