Nessa manhã de quarta-feira (1) foi aprovada na Câmara dos Deputados um projeto de resolução, que altera o Regimento Interno da Câmara Federal, e cria a Bancada Negra na Casa. A autoria do projeto é do deputado federal Damião Feliciano e Talíria Petrone.

“Essa é uma grande vitória nesse abrir do mês da Consciência Negra, que é tempo de celebração da história, orgulho e resistência negra no país. Essa vitória é parte da nossa estratégia para fazer avançar a aprovação de propostas legislativas que fortaleçam uma agenda de direitos para a população preta, pobre e periférica. Temos mais de 25 projetos que serão priorizados para votação. Com a institucionalização da bancada, vamos ter voz e mais força no Colégio de Líderes, instância importante que define a priorização dos projetos a ser votados pela Casa, e mais tempo na Comunicação de Lideranças”, comenta Dandara.

Agora o projeto vai a promulgação.

Quem é a Bancada Negra

“É a primeira vez que teremos uma coalização negra formada por parlamentares de partidos políticos de espectros tão distintos para atuar com centralidade na construção de uma agenda de direitos para o povo preto. A luta contra o racismo é a pauta que unifica os diferentes”, apontou Dandara.

Fazem parte da bancada negra os deputados Damião Feliciano (União Brasil/PB), Antônio Brito (PSD/BA), Vicentinho (PT/SP), Benedita da Silva (PT/RJ), Dandara (PT/MG), Reginete Bispo (PT/RS), Carol Dartora (PT/PR), Leonardo Monteiro (PT/MG), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Dr. Francisco (PT/PI) e Orlando Silva (PCdoB/SP).