Por Marilda Campbell

“Quantos Dias. Quantas Noites”, documentário dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes, aborda o tema da longevidade a partir de estudos que afirmam que já nasceu a pessoa que vai viver 150 anos. Quais são as condições oferecidas para essa pessoa viver? Onde ela vai viver?

O longa realiza um profundo mergulho nos propósitos da nossa existência no planeta. Especialistas e pensadores convidam o expectador a enxergar as oportunidades e as desigualdades sobre o envelhecimento.

No Brasil, a expectativa de vida é de 77 anos, segundo dados apresentados pelo IBGE em 2021. Mas, quantos poderão chegar nesta idade com qualidade de vida em um país tão desigual no acesso aos serviços públicos básicos? Além de fatores como o gênero, sexualidade e raça, que também influenciam na longevidade da pessoas.

O documentário conta com a participação dos médicos Alexandre Kalache e Ana Claudia Arantes, da filósofa Sueli Carneiro, da multiartivista Mona Rikumbi e de Tom Almeida; além de apresentar os projetos de cuidado paliativo desenvolvidos pela jornalista Ana Michele Soares e pelo enfermeiro Alexandre Silva.

“Quantos Dias. Quantas Noites” teve sua pré-estreia na Première Brasil: Exibições Especiais do Festival do Rio 2023, em uma sessão especial realizada no Museu do Amanhã. O filme está em cartaz nos cinemas e está disponível na plataforma digital gratuita Itaú Cultural Play e no canal do Dr. Drauzio Varella no YouTube.